Mocidade de Padre Miguel leva enredo sobre o tempo para a Sapucaí

 

Tudo começou com um time de futebol de bairro,o Independente Futebol Clube, que em épocas de Carnaval de 1956 se transformou em bloco e se apresentou em um concurso de blocos naquele ano. Seguindo a Av. Brasil, logo a Mocidade Independente de Padre Miguel ia ganhando espaço no desfile oficial aqui no Rio e já conquistava bons resultados, como foi em 1957 com o enredo “O Baile das Rosas” que ficou em 5º lugar. De lá pra cá, 63 anos se passaram e há muitos momentos marcantes vividos que não podemos vivenciar mais. E é justamente nessa relação com o tempo que a escola vai “brincar” na Marques de Sapucaí.

O carnavalesco responsável é Alexandre Louzada que esteve presente no time da escola em 2012 e 2013 e agora de 2016 até os dias atuais. Inclusive foi com ele que a escola ganhou como a campeã com o enredo “As mil e uma noites de uma Mocidade pra lá de Marrakech”. Pra esse ano Alexandre nós apresenta o samba enredo “Eu sou o Tempo. Tempo é Vida” que mostrará as fases das formas com que o homem se relaciona com o tempo passado, presente e futuro. Ele dará vida a história de como o homem fez para começar a lidar para que pudessem controlar o tempo. O tempo nesse sentido seria o espaço atemporal como um todo. Como a criação do calendário por exemplo,que nos permite ter o controle sobre o dia, mês, ano, século, etc. Tudo isso acompanhado de um samba enredo super poético que promete ficar grudado em nossas cabeças por um tempo.

Bem interessante, né?!

A escola é uma das mais aclamadas pelos foliões e não é atoa. Em sua história de desfiles, colecionam um total de 7 títulos, rumo ao oitavo se depender dos esforços de seu time. Alguns problemas orçamentais não passaram despercebidos mas puderam ser contornados. Só em outubro de 2018, a poucos meses do carnaval carioca que a verde e branca de Padre Miguel descobriu que o orçamento para 2019 seria a metade do esperado. Foi apurado pelo site G1 que até a poucos dias do carnaval, a verba não tinha sido repassada pela Prefeitura do Rio. Foi anunciado recentemente que a rainha Elza Soares será o tema do enredo do desfile de 2020. A Mocidade de Padre Miguel é a última escola a desfilar no Grupo de Acesso Especial.

Samba-Enredo 2019 – Eu Sou o Tempo, Tempo É Vida
Senhor da razão, a luz que me guia
Nos trilhos da vida escolhi amar
Estrela maior, paixão que inebria
Eu conto o tempo pra te ver passar

Olha lá, menino tempo
Tenho tanto pra contar
Era eu, guri pequeno
Pés descalços, meu lugar
Quando um toco de verso (ôôô)
Semeou a poesia (ê láiá)

Eu colhi a flor da idade
Vi na minha Mocidade
O raiar de um novo dia

Baila no vento, deixa o tempo marcar
Nas viradas dessa vida
Vou seguir meu caminhar
Ah! Quem me dera o ponteiro voltar
E reencontrar o mestre na avenida

Desmedido coração
No contratempo dessa ilusão
Ora machuca, ora cura dor
Do meu destino, compositor
Tempo que faz a vida virar saudade
Guarda minha identidade
Independente relicário da memória
Padre Miguel, o teu guri já não caminha tão depressa
Mas nunca é tarde pra sonhar
Vamos lá, a hora é essa!
Composição: Cabeça Do Ajax / Diego Nicolau / Jefinho Rodrigues / Jonas Marques / Marquinho Índio / Orlando Ambrosio / Richard Valença / Roni Pit’sTop