Ministério da Saúde lança ações contra dengue, chikungunya e zika

Ministra da Saúde, Nísia Trindade, apresenta ações para enfrentamento da dengue e outras doenças. FOTO: Marcelo Camargo/AB

Antecipando-se ao período de chuvas e altas temperaturas, que favorecem a proliferação de doenças transmitidas por mosquitos, o Ministério da Saúde lançou ontem uma série de ações contra dengue, chikungunya e zika. O investimento é de R$ 256 milhões – quase metade do valor será aplicado neste mês.

Como parte das ações de prevenção e capacitação, mais de 11 mil profissionais de saúde foram capacitados neste ano para manejo clínico, vigilância e controle de arboviroses. A ação desses servidores será fundamental neste verão.

O Ministério da Saúde também está lançando a campanha de conscientização Combate ao Mosquito: para fazer diferente, precisamos agir antes. A iniciativa de comunicação será veiculada na televisão aberta, redes sociais e em locais de grande circulação de pessoas em todo país.

“A mensagem que quero passar é que o combate a essas doenças é um esforço integrado com estados e municípios e, também, com a sociedade, para que possamos ter sucesso”, pontuou a ministra Nísia Trindade.

Vacina, sala de controle e painel de monitoramento

Em caráter prioritário, o Ministério da Saúde acompanha a análise da vacina Qdenga, contra a dengue, que está sendo feita pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Também ontem, foi aberta a consulta pública para incorporação do imunizante ao SUS.

O Ministério da Saúde inaugurou, ainda, a Sala Nacional de Arboviroses (SNA), espaço permanente que vai permitir o monitoramento em tempo real dos locais com maior incidência de dengue, chikungunya e zika para preparar o Brasil em uma eventual alta de casos dessas doenças nos próximos meses.

Ministério da Saúde divulga balanço da dengue e ações para combate da doença. FOTO: Marcelo Camargo/AB

Para ampliar a transparência dos dados, o ministério lançou o Painel Público de Monitoramento de Arboviroses. A ferramenta traz, em tempo real, o número de casos prováveis, óbitos, taxa de letalidade, incidências e hospitalizações por dengue, zika e chikungunya

Método Wolbachia

Outra aposta do Ministério da Saúde é o chamado método Wolbachia, que deverá ser ampliada no ano que vem. Trata-se de uma estratégia adicional de controle de arboviroses, doenças causadas por vírus, principalmente mosquitos.

O método Wolbachia consiste na liberação de mosquitos da espécie Aedes aegypti infectados por uma bactéria que apenas infecta insetos. Ela atua bloqueando a capacidade de transmissão dos vírus da dengue, zika e chikungunya pelo mosquito.

O método está sendo expandido para os municípios de Natal, Uberlândia (MG), Presidente Prudente (SP), Londrina (PR), Foz do Iguaçu (PR) e Joinville (SC), além das cidades já incluídas na pesquisa sobre o método: Campo Grande (MS), Petrolina (PE), Belo Horizonte, Niterói (RJ) e Rio de Janeiro.

Mudanças climáticas

A projeção do aumento de casos da doenças transmitidas por mosquitos no próximo verão se deve a fatores como a combinação entre calor e chuva intensos – possíveis efeitos do El Niño – conforme aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS). E, ainda, ao ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus no Brasil.

Secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, e ministra Nísia Trindade. FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com as mudanças climáticas, altas temperaturas e períodos chuvosos, a expectativa é que o número de criadouros aumente. Por esse motivo, é preciso o empenho da sociedade para eliminar os criadouros e evitar água parada. As medidas são simples e podem ser implementadas na rotina. O Ministério da Saúde sugere que a população faça uma inspeção em casa pelo menos uma vez por semana.

Para garantir a proteção contra o mosquito vetor das arboviroses, o Ministério da Saúde encaminha um biolarvicida aos estados e municípios, de acordo com a situação epidemiológica local e com a demanda. O produto representa uma alternativa eficiente no controle das larvas dos mosquitos, com baixo impacto ambiental.

Reconhecimento da ANF

A Agência de Notícias das Favelas cobriu a coletiva de imprensa em que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou as ações do Ministério da Saúde para o enfrentamento de doenças transmitidas por mosquitos.

Ela gravou um vídeo agradecendo nosso trabalho e reforçando a parceria com a ANF, que estará novamente atuando junto com o Ministério da Saúde nas ações contra dengue, zika e chikungunya.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas