Liberdade para André Lemos

André aguarda julgamento de Habeas Corpus, por condenação de um ano e 15 dias - Foto: Reprodução redes sociais/ Liberdade para André Lemos

Na última sexta-feira, 20, Dia da Consciência Negra, a campanha “Liberdade para André Lemos” lançou um vídeo, onde artistas, políticos e integrantes do movimento negro pedem justiça a Lemos. André é artista, educador e ativista e foi condenado a um ano e 15 dias de prisão por desacato a autoridade.

A condenação aconteceu porque em 2013, André e outras pessoas realizavam um protesto pacífico que consistia em permanecerem sentados em frente a Aldeia Maracanã, antigo museu do índio, para que a Polícia Militar (PM), que estava sem um mandato judicial, não desocupasse o local. Somente André, único negro desse grupo, foi algemado, preso e autuado.

O espaço funcionava como um projeto de universidade indígena e a empreiteira Odebrecht pretendia transformá-lo num estacionamento para a Copa do Mundo. André dava aulas de teatro e musicalização no local.

No momento a defesa de André aguarda o julgamento da liminar do Habeas Corpus, há quase dois meses, que está no gabinete da Ministra Rosa Weber do Supremo Tribunal Federal. Após isso a defesa entrará com uma revisão criminal de todo processo que será avaliado por outra Câmara para que André possa ser absolvido.

Para ajudar na luta pela liberdade de André, utilize a hashtag “liberdadeparalemos”, nas redes sociais e entre no Facebook da campanha: Liberdade Para André Lemos.