Leandro Grass é o novo presidente do Iphan

Leandro Grass assume o Iphan após perder a disputa pelo governo do DF para Ibaneis Rocha
Leandro Grass assume o Iphan após perder a disputa pelo governo do DF para Ibaneis Rocha. FOTO: Ricardo Stuckert

O ex-deputado distrital Leandro Grass é o novo responsável pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O sociólogo é natural de Brasília e tem 37 anos.

Ele é mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB), gestor cultural formado na Organização dos Estados Ibero-Americanos, da Espanha, e ex-pesquisador do Observatório de Políticas Públicas Culturais da UnB.

Grass assumiu o cargo de deputado distrital em 2018, quando foi presidente da Frente Parlamentar pela Promoção de Direitos Culturais. Foi ainda vice-presidente da Comissão de Educação Saúde e Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

No ano passado, concorreu ao cargo de governador do Distrito Federal, mas perdeu para Ibaneis Rocha.

Patrimônio imaterial

O escolhido para diretor de Patrimônio Imaterial foi o historiador e geógrafo Deyvesson Gusmão, que atua no instituto desde 2009. Ele é superintendente do órgão no Acre e foi coordenador-geral de Identificação e Registro do Departamento do Patrimônio Imaterial.

O arquiteto e urbanista, Andrei Rosenthal Schleed assume a direção do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização. O professor da Universidade de Brasília já exerceu o cargo entre 2011 e 2019.