INTERVENSOMOS – Arte e Educação para reinventar a cidade

Coletivos artísticos e projetos culturais são acompanhados pelo Intervensomos. Créditos: Tito Faria

A rede e movimento cultural IntervenSomos – Arte Cultura Educação para reinventar a cidade nasceu em março de 2018, em resposta à intervenção militar na área de segurança no Rio de Janeiro que, aprovada por decreto federal em fevereiro do mesmo ano, desencadeou uma intensa mobilização por parte da sociedade civil.

Desde então, criaram-se fóruns e articulações em busca de uma agenda propositiva e de parcerias para a organização da resistência às arbitrariedades impostas pelo poder público, sem participação social, e no sentido de propor novas formas de enfrentar as complexidades e narrativas construídas em torno da “gestão” da violência na cidade do Rio de Janeiro.

O IntervenSomos é, portanto, uma rede e um movimento criado por trabalhadores da cultura, da arte e da educação unidos não só para reagir à intervenção militar, como também para pensar e planejar coletivamente intervenções em espaços públicos e escolas da cidade por meio de ações culturais, artísticas e educacionais.

Grande parte dos idealizadores dessa rede e movimento integra grupos e coletivos de artistas já conhecidos na cidade como o Reage Artista e o Ocupa MinC, cujas ações se destacaram na esfera pública desde que se instaurou o golpe político, judiciário, parlamentar e empresarial no Brasil em 2016.

O IntervenSomos entende que a cidade vive um momento crítico em múltiplas e complexas dimensões, cujo enfrentamento se revela urgente para que a cidade seja reinventada sob a inspiração da democratização de seus espaços e não como uma mercadoria moldada e apropriada para fins de mercado. Para tanto, é preciso fazer brotar da indignação a vontade de transformar e ocupar espaços públicos, instâncias decisórias, formais e informais, bem como construir e conectar vários agentes orientados para a criação de uma cidade feita para as pessoas que nela vivem, trabalham e circulam. “Só o encontro pode produzir isso. Só o encontro destes construtores diários, espalhados por toda a cidade, pode gerar Força, Pensamento e Planejamento capaz de mudar o estado das coisas…” [trecho do primeiro manifesto do movimento].

 

Créditos: Reprodução da Internet
Créditos: Charlotte Dafol

            AS AÇÕES DO INTERVENSOMOS


O primeiro encontro do IntervenSomos ocorreu no dia 27 de fevereiro de 2018, no Teatro de Anônimo, na Fundição Progresso, na Lapa. Ali, 75 pessoas se envolveram em intenso debate acerca do foco, das prioridades, limites e abrangência das estratégias e modalidades de ação possíveis a serem construídas. Tendo a intervenção federal afirmado como um de seus objetivos o controle militarizado de comunidades consideradas como áreas de confronto e disputa de território pelo comércio de drogas, o IntervenSomos optou por iniciar suas ações principalmente em escolas da rede estadual situadas nessas áreas, bem como em espaços públicos de grande circulação na cidade, como forma de acolher, pela arte e pela criatividade, parte da juventude, dos habitantes e dos trabalhadores da cidade cotidianamente exposta ao desgaste provocado por várias modalidades de violência.

De março a maio de 2018, o IntervenSomos vem organizando reuniões abertas com artistas e coletivos da cidade, bem como criou site próprio, página no Facebook e conta no Instagram para divulgação e captação de colaboradores. Há também um grupo de trabalho que se reúne semanalmente para organizar a agenda própria do movimento, assim como o apoio a outros coletivos artístico-culturais que se apresentam na cidade.

Dentre as ações criadas e organizadas pelo IntervenSomos, destaca-se a realização de diversas oficinas e exposições organizadas com a participação de professores e estudantes – tais como, cordel, contação de histórias, fotografia, apresentação de artistas locais, slam, cineclube – na Escola Estadual Clóvis Monteiro, localizada em Manguinhos, na Zona Norte. Houve ainda a participação do IntervenSomos numa ação prevista no calendário cultural da Escola Municipal Malba Tahan, em Irajá, na Zona Norte.

Em breve, serão realizadas ações na Escola Municipal Tobias Barreto, no Encantado; na Escola Estadual Amaro Cavalcante, no Largo do Machado e no DEGASE (Departamento Geral de Ações Socioeducativas do estado do Rio de Janeiro), localizado na Ilha do Governador. Simultaneamente, desde sua criação, o IntervenSomos também acompanha, seja com participação direta, registro ou divulgação em redes sociais, o trabalho de coletivos artísticos e projetos culturais atuando em espaços públicos da cidade, como o Coletivo Bonobando (Praça Tiradentes); o Toca Madeira (Largo do Machado); o Cineclube Taquara (passarela do BRT Taquara), dentre outros.

 

Acompanhe pelas redes sociais:

www.facebook.com/Intervensomos

http://intervensomos.wix.com

Instagram: @Intervensomos

 

Texto produzido por Ludmila Moreira Lima – integrante do coletivo Intervensomos

Matéria publicada na edição de junho de 2018 do jornal A Voz da Favela.