Influência jovem: PEDRÃO do Twitter

Pedro Manoel tem 19 anos e é morador de São Gonçalo. Ele é estudante de Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cursando o terceiro período, o jovem quer se formar em Publicidade e Propaganda. Até aí, essa descrição parece ser a da vida de um jovem normal. Entretanto, há um segredo que ele divide com um milhão de pessoas: ele é o “PEDRÃO do Twitter”. É um segredo porque sua família sequer desconfia que o rapaz é seguido por mais de um milhão de pessoas nas redes sociais. Quando perguntado sobre o porquê de sua família não conhecer o PEDRÃO, ele responde, entre risos: “ah, meus pais nem sabem o que é Twitter!”.

Pedro, ou PEDRÃO, como é conhecido no Twitter, tem mais de um milhão de seguidores na rede social.

Ele começou a usar o Twitter no final de 2014. “Quando me dei conta, os meses foram se passando e eu vi que as coisas que eu postava viralizavam. O número de seguidores foi aumentando e eu percebi que eu poderia continuar nisso e até viver disso!”, conta o influencer. Ele relata que não faz mais de um ano que suas publicações começaram a lhe render dinheiro e patrocínio. “Antes eu só ganhava blusas e outros mimos, mas não dava pra viver disso. Só depois que eu comecei a fazer ação, que é quando uma empresa paga pra você fazer um número específico de tweets. Aí que eu passei a ver que eu poderia viver disso um dia”, explica o jovem.

Suas publicações quase sempre são sobre o cotidiano dos jovens, que é retratado de uma forma criativa e engraçada, gerando identificação entre muita gente. Pergunto de onde vem inspiração para tantos posts virais por dia e ele responde: “Muita coisa que eu posto tem a ver com meu cotidiano e com o que aparece na minha timeline. Eu recrio o que vejo e ressignifico aquilo, usando gifs e legendas diferentes”. Ele conta que também é reconhecido fora da internet. “Óbvio que se eu for numa partida de futebol, ninguém vai me reconhecer, meu público é um público muito jovem, então basicamente eu sou reconhecido nos locais que esse público frequenta, como faculdades, festas, carnaval…”

O influencer faz piadas simples e sagazes sobre o cotidiano dos jovens e recebe milhares de curtidas.

Pedro, enquanto negro, carrega uma grande representatividade por estar onde está. Entre os influencers digitais, ele é um dos poucos negros, o que o enche de significado para toda uma comunidade. Para ele, é uma grande responsabilidade, enquanto pessoa negra, ser visto como uma referência para outros negros. Sua maior inspiração são as pessoas que também usam as redes para fazer humor, como o Cleytu, que também é famoso no Twitter.

Pedro afirma que quer terminar a faculdade de Comunicação Social e trabalhar na área de Publicidade e Propaganda, mas sem deixar o Twitter de lado. “Durante a vida inteira eu consegui conciliar a rotina de estudante com a de influencer, então quem sabe um dia eu consiga conciliar a vida de publicitário com a de influenciador digital, até porque, na minha opinião, são coisas bem próximas”, conta.

Dentre várias experiências que a fama lhe proporcionou, Pedro conta que a melhor delas foi quando a Doritos o patrocinou para ir ao Lolla Pallooza, festival de música em São Paulo. “Foi incrível! Passei dois dias em São Paulo e com o ingresso que me deram, eu tinha acesso a tudo. Fui tratado muito bem e foi mágico saber que com o meu trabalho eu cheguei ali sem gastar um tostão”, relata empolgado.

Pedro foi patrocinado pela Doritos para ir ao festival Lolla Pallooza em 2019. Créditos: arquivo pessoal.

A maioria dos amigos do PEDRÃO são da internet. Ele conta que já foi até São Paulo para conhecer pessoas com quem ele só mantinha contato por redes sociais. “Os meus melhores amigos eu conheci através do Twitter e hoje somos amigos na vida real.”

“Eu acho importante que todo mundo que quer entrar nessa vida de digital influencer precisa ter um diferencial. Existe uma multidão de pessoas fazendo aquela mesma coisa, mas você precisa ter um porquê de as pessoas te seguirem”, afirma Pedro quando perguntado sobre um conselho que ele daria aos jovens que querem seguir o mesmo caminho que ele.

Pedro é a prova de que jovens negros estão ocupando espaços digitais com muita criatividade e bom humor. Ele foi o primeiro entrevistado da nossa série de entrevistas com jovens que mobilizam a internet.

E você? Já conhecia o PEDRÃO? Não? Então segue lá! Vai no Twitter e digita @itspedrito pra conhecer melhor esse influencer maravilhoso! E não perca nossas próximas entrevistas da série!