Inauguração da rádio Se Liga Salgueiro!

Rádio Se Liga Salgueiro

Se Liga Salgueiro! será inaugurada no sábado (25/07) na quadra multiuso do morro 

Os cidadãos do Salgueiro vão ganhar uma nova fonte de informações locais. A rádio Se Liga Salgueiro! será oficialmente inaugurada no dia 25/07 (sábado), às 9h, com a presença de moradores e lideranças comunitárias e com apresentações culturais da região. Durante a festa serão apresentados o processo de elaboração da rádio, seus participantes, seus objetivos e seu histórico. Realizada pelos moradores e coordenada pelo Pro-Natura, a conquista contou com a parceria da universidade PUC-Rio, a Light e o Rio+Social – programa da Prefeitura do Rio de Janeiro voltado para áreas ocupadas por Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) e coordenado pelo Instituto Pereira Passos (IPP). No evento, também será inaugurado estúdio da rádio. A festa será realizada na quadra multiuso da favela (também chamada de quadra do campo), que fica na Rua Casemiro, s/n, na Tijuca.

A ideia da rádio Se Liga Salgueiro! nasceu das oficinas de diálogo entre moradores e os parceiros num movimento comunitário inédito no morro. Para estimular o debate sobre a rádio, 300 questionários com uma pesquisa foram distribuídos  para os moradores. Lideranças comunitárias participaram de reuniões para escolher o melhor projeto para a localidade. A rádio tem como objetivo democratizar o acesso à informação no Salgueiro, criando um canal de comunicação entre seus próprios moradores e destes com a sociedade (organizações, empresas e órgãos públicos).  

O Rio+Social foi o responsável por disponibilizar informações sobre a população e a área do Salgueiro e por realizar a aproximação entre os lideres da favela e os idealizadores do projeto. Segundo a  assessora de Mobilização e Parcerias do Rio + Social, Tita Tepedino, “com a rádio, os moradores terão mais informações e ampliarão o alcance do debate sobre as questões locais. Com mais essa conquista, a população está pronta para lutar por novos objetivos”. 

A programação poderá ser ouvida em parte da favela no sistema de rádio poste — alto-falantes instalados nos postes de luz — que irá transmitir apenas a Se Liga Salgueiro!  Inicialmente, a rádio contará com 11 colaboradores. Desses, quatro participaram de capacitação no curso gratuito de formação em radiojornalismo comunitário no IPP, promovido pela ONG Jequitibá. Para Denise Santos, uma das locutoras, a rádio “será um multiplicador de informações. Notícias sobre saúde, esporte e entretenimento irão fazer parte da programação e cada editoria terá uma vinheta distinta. Levaremos também informes sobre reuniões locais, cursos, entre outros assuntos”. 

A gestora de projetos da Pro-Natura, Antonia Caetano Mascarenhas, afirma que a ideia tem foco no desenvolvimento socioeconômico sustentável do Salgueiro: “vemos a rádio como uma ferramenta para os moradores atingirem seus objetivos coletivamente. Desde 2014 o projeto vem sendo acolhido por muitos moradores, mostrando ainda mais a sua força”, conclui Antonia.