Governadores pedem à ONU ‘ajuda humanitária’ no combate a Covid-19

A secretária-geral adjunta da ONU, Amina Mohammed, destacou que a Organização já ajuda o país- Crédito: Diego Gurgel/Secom

Na última sexta-feira (16), governadores enviaram uma carta com pedido de “ajuda humanitária” da Organização das Nações Unidas (ONU) para a aquisição de vacinas contra Covid-19 e de remédios e sedativos que compõem o chamado kit intubação.

Os governadores que fazem parte do Fórum dos Governadores, se reuniram através de videoconferência com a secretária-geral adjunta da ONU, Amina Mohamed.

Para Wellington Dias (PT), Governador do Piauí, e coordenador da temática de vacina no fórum. “São 11 estados em que pacientes estão internados e faltam analgésicos, sedativos, e em alguns lugares até oxigênio está faltando. O que respalda o pedido de a ONU dar essa ajuda humanitária nessa direção”.

A iniciativa do governadores de procurar a ajuda da ONU se dá pela falta omissão do governo federal. A falta de uma coordenação nacional atrapalhou o combate à pandemia. É importante que o governo federal assuma o enfrentamento à Covid-19 ainda que com atraso.

O Fórum dos Governadores tentará que uma entrega prevista para maio possa ser antecipada para até o final do mês de abril, são cerca de 4 milhões de doses. Tratando diretamente com a Coreia, Índia, China, e com outras regiões de produção que estão no compromisso de entrega para a OMS, para este esforço com o Brasil.

“A falta de uma coordenação nacional integrada é responsável por muitos dos resultados graves, [por] essa tragédia que aconteceu no Brasil”, comenta Wellington Dias.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), também participou da reunião, e haverá uma tentativa para antecipar a entrega de aproximadamente 4 milhões de doses da vacina AstraZeneca por meio do consórcio Covax Facility.

Carta à ONU

Foram apresentados cinco pontos de combate à pandemia na visão do grupo, entre os quais uma estratégia de combate ao coronavírus com medidas restritivas e isolamento e com o aumento da vacinação por meio da ajuda internacional.

  1. Que seja cumprido o cronograma do consórcio internacional Covax Facility;
  2. Que a ONU dialogue com a União Europeia, Índia e China para que o Brasil tenha prioridade na entrega de IFA
  3. Que a ONU atue junto à AstraZeneca e ao Sinovac para antecipar a produção de IFA no Brasil;
  4. Que a ONU atue para que os Estados Unidos vendam ou emprestar as vacinas da AstraZeneca que os EUA têm estocadas;
  5. Que a ONU ajudasse o Brasil a obter medicamentos e sedativos utilizados para a sedação e intubação de pacientes.

    Gostou da matéria?

    Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

    Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

    Conheça nossas redes sociais:

    Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
    Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
    Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas