Frio recorde causa mortes no Centro de São Paulo nesta madrugada

Morador de rua anda pela Avenida Paulista, onde termômetros marcaram 7,9º - Foto Abril

Dois moradores de rua foram encontrados mortos na manhã deste sábado, 22, no centro de São Paulo, depois da temperatura de 8,1º na noite da véspera, a menor registrada na capital paulista neste ano. A causa dos óbitos será apurada pela Polícia Civil. Uma mulher foi encontrada na Praça da Sé enquanto a outra pessoa estava nas imediações da Rua 25 de Março. Segundo o padre Júlio Lancelotti, da Pastoral Povo da Rua, outras três pessoas em situação de rua morreram na capital desde a quinta-feira, 20.

O frio registrado de noite seguiu pela madrugada, que teve mínima de 8,2º, e persistirá durante todo o fim de semana. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo, a sensação térmica chegou a 5º.

Segundo a prefeitura, a Guarda Civil Metropolitana foi acionada às 9h18 para atender o caso da Praça da Sé, cujo óbito foi atestado por equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O corpo passará por perícia técnica. Ambas as ocorrências foram registradas no 1º Distrito Policial (Sé), que investigará as causas das mortes. Foram acolhidas 150 pessoas em situação de rua durante a madrugada e distribuídos 182 cobertores. O plano de contingência para situação de baixas temperaturas foi iniciado em 6 de maio neste ano, ainda conforme a prefeitura.