Final Feliz! Moradores do Rio das Pedras fazem a obra da nova Rua do Amparo

Foto: Amarp

2020 chegou com um baita presente de ano novo e os moradores do Rio das Pedras, favela na Zona Oeste da capital fluminense, realizaram, depois muitos anos, um dos seus principais sonhos: a pavimentação da Rua do Amparo, que finalmente foi toda refeita e agora está de cara nova. E um detalhe muito importante: os próprios comerciantes e moradores da rua botaram a mão na massa e fizeram a obra de sua revitalização, pois se dependesse do poder público, isso tão cedo não teria sido realizado, já que esse problema se arrastava por mais de 10 anos.

A Rua do Amparo fica ao lado da Avenida Engenheiro Souza Filho – uma das principais vias do Rio das Pedras – e era conhecida como a “Veneza” da comunidade por estar sempre alagada, independentemente de chuva ou sol.

Rua do Amparo: Antes e depois (Fotos: Reprodução Guito Moreto/Agência o Globo e Wellington Melo/ANF)

A obra durou em torno de quatro a cinco meses, e com toda verba vinda do bolso dos próprios moradores e comerciantes da rua.

Em julho de 2019, a companhia responsável pelo saneamento e abastecimento na cidade do Rio de Janeiro, a Cedae, realizou obra de canalização para solucionar o antigo problema de alagamento e, desde então, a comunidade esperava a pavimentação da rua, que dependia da prefeitura. Mas, a revitalização da via não aconteceu pela mão do poder público porque, segundo nota que teria sido envida a uma equipe de reportagem de TV, o órgão municipal responsável por realizar a obra “não tinha verba”.

E em dezembro a nova Rua do Amparo foi entregue de volta aos moradores completamente revitalizada. Em fotos, você confere as etapas da obra até sua entrega.

Isso mostra para nós que a ineficiência do poder público em atender a população faz com que os moradores se vejam obrigados a lançar mão de meios próprios para garantir a si e a toda comunidade aquilo que é dever da administração pública oferecer. Mas, 2020 é ano de eleições municipais, e essa ineficiência da atual administração municipal será lembrada.

Em agradecimento, a Associação de Moradores e Amigos do Rio das Pedras – AMARP emitiu nota aos moradores.

“A união sempre foi a solução para nossos problemas, quero agradecer a todos os demais que estiveram envolvidos nesta esta façanha. Ficou comprovado que, quando se tem amor, as dificuldades são superadas! Desde já está Associação parabeniza a todos os envolvidos e deixa um recado para os demais moradores: que sirva de lição e aprendizado para que possamos amenizar o sofrimento desta comunidade tão querida. Precisamos apenas entender que somos independentes para ações nobres que nos mostram a dignidade.”