Estudantes do Bairro da Paz participam da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Estudantes em sala de aula- Crédito: Escola Municipal Nossa Senhora da Paz

O Bairro da Paz, periferia de Salvador, conseguiu classificar 22 estudantes na segunda fase da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Eles fazem parte do 7º e 8º ano, da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, localizado no final de linha da comunidade.

Neste sábado (6), os estudantes vão passar por mais um desafio matemático, e serão acompanhados pela direção da escola, representantes do MEC e da empresa responsável pela atividade.

Todo acesso ao local será monitorado para que os protocolos de saúde sejam obedecidos.

Para Juliane Fonseca, cria do Bairro da Paz, (Matemática e Pesquisadora da Fiocruz), a olimpíada é uma porta que dá oportunidades as crianças e jovens a descobrir um pouco sobre o universo da matemática. “Ela proporciona que estudantes de toda parte do Brasil possa mostrar suas habilidades em compreender conceitos abstratos e ver que a matemática não é um bicho de sete cabeças. Além disso, as olimpíadas pode favorecer a carreira dos jovens em áreas exatas como matemática, física, engenharia”.

A olimpíada de matemática foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

“Eu sempre gostei de matemática, desde pequena. Porém, o que mais me chamou atenção a fazer a prova foi a curiosidade pelo desafio que as questões traziam. E também o grande incentivo do meu professor, Claudemiro. Ele trazia desafios para a sala de aula e nos mostrava outro lado da matemática que ia além do conteúdo dos livros”, comenta Juliane Fonseca de Oliveira, 32 anos. Ela ganhou medalha de bronze e menção honrosa, em 2006, quando estudava no Colégio Rotary.

Juliane Fonseca de Oliveira (primeira pessoa da esquerda para direita), recebendo a medalha na Reitoria da UFBA- Crédito: Arquivo pessoal

Mesmo esta edição acontecendo no ano de 2021, ela é referente ao ano de 2020. Devida a pandemia da Covid-19, o cronograma sofreu alteração.

16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)

Premiação

Os estudantes que forem premiados com medalhas de bronze, prata ou outro recebem auxílio para iniciação científica.

Os professores recebem diploma e livro de formação matemática.

As 2 (duas) secretarias municipais que obtiverem a maior pontuação em sua respectiva Unidade da Federação recebem troféus.

As escolas com maiores pontuações ganham livros didáticos, kit esportivo e troféu.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

É um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2019, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada.

Objetivos da OBMEP

Estimular e promover o estudo da Matemática; Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

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