Empreendedor, você usa o Endomarketing no seu negócio?

Não se pode negar que o Brasil é um país empreendedor e que as pessoas compartilham muitos conhecimentos acerca de negócios já que a internet proporciona um acesso rápido a informação.

Crédito: Reprodução

Entretanto, como valorizar o meu negócio numa era onde a concorrência está acirrada e desleal? O que vai fazer com que as pessoas de fato procurem e valorizem o meu produto ou serviço e fará com que eu me destaque no mercado?

A partir desses questionamentos faz-se necessário que o empreendedor conheça um pouco sobre Endomarketing para que possa agregar valor a sua empresa.

O Endomarketing surgiu nas empresas no século XVIII, e tem como propósito assegurar o aumento da produtividade. Hoje as empresas apresentam características similares entre si, tais como a infraestrutura, ambiente organizacional, lideranças, processos, entre outros.

O Endomarketing tem grande valor no sentido de gerar um ambiente de satisfação entre os colaboradores, por conseguinte, fazendo-os acreditarem na empresa e assim trabalharem com mais interesse, satisfação e comprometimento com os objetivos estratégicos da mesma, aferindo assim melhores lucros e resultados.

É pertinente entender que o Endomarketing trabalhará a parte interna da empresa, tendo como preocupação os colaboradores e as assimilações destes a respeito do ambiente em que trabalham.

Com o mercado dinâmico como tem sido nos dias de hoje, o trabalho integrado tem sido cada vez mais importante. Em vista disso, é necessário que o Endomarketing contemple ações gerenciadas e dirigidas ao público interno das corporações pois como foi dito anteriormente, a motivação dos funcionários aumenta quando percebem que estão alocados num ambiente que se preocupa com a qualidade de trabalho e bem-estar do funcionário.

A total integração ao marketing é um benefício da aplicação desta ferramenta.

Evidentemente cada um com um papel a ser desenvolvido, onde ao marketing cabe atrair os clientes, e ao Endomarketing reter e atrair colaboradores, enxergando-os como seu ativo mais precioso, consequentemente afetando de forma positiva a qualidade dos produtos e serviços disponibilizados pela empresa.

De maneira simples, o Endomarketing busca efetivar a ideia de que o desempenho externo depende diretamente da performance do desempenho interno.

Isto quer dizer, quando há investimento do Endomarketing na empresa, obtém-se resultados de engajamentos, colaboradores mais motivados e mais leais e compromissados com a empresa, otimização da produtividade, diminuição da rotatividade de funcionários, qualidade de trabalho e bem-estar logo, a soma desses fatores levam as empresas para um destaque considerável no mercado.

Aqui na minha loja e no espaço de arte educação sempre faço uso do Endomarketing.

Por exemplo: Fazemos reuniões de equipe periodicamente em eventos oferecidos por outras empresas assim podemos conversar e comparar os anseios dos meus colaboradores em relação aos meus projetos.

Temos também um canal de comunicação muito eficiente, no caso é um grupo de Whats App para que meus mediadores sempre possam ser ouvidos. Há também políticas de benefícios: Por exemplo, como minhas colaboradoras são mães (valorizo muito isso) elas tem uma flexibilidade de horário, ou seja, podem ir para a reunião e festinhas dos filhos sem nenhum problema e punição e não precisam repor o horário.

E são incentivas para trazer os filhos para participarem gratuitamente de nossas atividades. Também sempre realizo pesquisas de clima organizacional, quero saber se sentem-se bem em nosso ambiente de trabalho, o que pensa de mim enquanto profissional, tudo isso a partir de formulários de perguntas e respostas que assegure o anonimato deles.

E então? Você já faz uso da técnica do Endomarketing em seu negócio? Conta, aí!