Emoção e sensação de dever cumprido marcam conclusão de curso de eletricidade básica

Créditos - Rose Vitório

Facilitadores e cursistas celebraram a finalização do curso de eletricidade básica com entregas de certificados.

Reunidos do lado de fora da sede da Associação Beneficente Recreativa do Bairro de São Marcos – ABRESM, ao ar livre, com muita emoção e sensação de dever cumprido, cursistas e facilitadores celebraram a finalização do curso de eletricidade básica oferecido à moradores do bairro de São Marcos em Salvador-BA. Na ocasião foram entregues 22 certificados aos participantes que concluíram com êxito o curso de carga horária de 150 horas. O momento final foi marcado pela troca de abraços e um pequeno coffee breack.

O cerimonial chamou a atenção até mesmo de passantes que pararam suas atividades para observar aquele evento simples em termos de ornamentação, mas grandioso pelo valor social que ali estava atribuído. Os 22 cursistas foram um a um receber com muito louvor seus certificados, agradecidos – muitos de forma tímida, por aquele momento singular, na noite dessa sexta-feira 21 de setembro, que ficará para sempre marcado em suas memórias.

Para os participantes, este curso básico de eletricidade os qualificou para desempenharem atividades de instalações elétricas básicas, e possibilidade de ter uma renda como ajudante de eletricista. O agente transformador, facilitador do curso, Ivan Santanta 39 anos, destacou no cerimonial, que “ fazer social e ser individualista, não e´ serviço social.

“Hoje no mercado de trabalho existe a vaga, mas muitos profissionais não estão qualificados.  Eu pretendo lutar para realizar mais cursos básicos aqui na comunidade, para dar dignidade a todos e estarmos preparados para o mercado de trabalho, competindo”, afirmou.

Ivan que é também microempreendedor individual, preocupa-se com o dia- a dia, em passar informações que muitas vezes não são encontradas nas ruas, mas através de pessoas socializadas, que tenham sensibilidade, que é possível exercer a cidadania e isso é o mais importante para ele.

Para o facilitador, Denílson Sodré, 37 anos, tudo vem da pessoa querer aprender, aproveitar as oportunidades. “Eu estou muito feliz por concluir esse momento. Essa comunidade aqui merece este trabalho. Eu firmei parceira com Ivan porque quando a pessoa tem um nome em referência a trabalho social, uma qualificação, não precisa de política, porque a dignidade é que faz o homem, ” completou.

A atividade que foi promovida gratuitamente, sem nenhum recurso para execução, foi idealizada pelo grupo Paz e Vida e contou com os apoiadores: A senhora Otacilia Oliveira, vice presidente da ABRESM, do agente comunitário Uelinton Nascimento e do subprefeito Jean Sacramento da prefeitura bairro de Pau da Lima.

Oportunidade.

De acordo os organizadores, cinco alunos serão encaminhados por meio da prefeitura bairro para trabalharem no projeto Morar Melhor.