Em busca de uma fé raciocinada no meio da pandemia

Grupo de pessoas em oração - Divulgação

Desde o início desta pandemia do coronavírus, as denominações cristãs estão dividas entre aquelas que querem e que não querem abrir os templos religiosos; as que acreditam e as que não acreditam nas evidências científicas.  Além disso, também estão divididas entre apoiar o governo atual e aquelas que têm se colocado contra. Alguns líderes religiosos se aproveitam da situação e vendem objetos e serviços religiosos para a cura da Covid-19, enquanto outros têm trabalhado com as medidas de prevenção com os seus fiéis e dado consolo emocional e psicológico.

As consequências

As consequências são que isto tem feito os membros destas instituições religiosas agirem de maneira irresponsável e irracional. Aglomerações quebrando o isolamento social, teorias da conspiração, o estado como inimigo da sociedade e, assim, aumentando o nível de contaminação. O pensamento é de que quem acredita em Deus está imune, e de que Ele vai evitar que a pessoa seja contaminada e morrer pela Covid-19. E tudo isso tem sido consequências do fundamentalismo religioso.

O fundamentalismo é anticientífico, pois desconsidera evidências científicas e duvida da veracidade das pesquisas científicas mesmo sabendo que os fundamentalistas religiosos não conseguem contestar a ciência com argumentos verdadeiros e autênticos. No entanto, uma verdadeira e autêntica fé acredita nas evidências científicas.

Fé raciocinada

Pois a ciência é fruto do estudo e do uso da razão, da inteligência, do intelecto humano. Este mesmo intelecto humano que dá luz à razão é um dom dado por Deus ao homem. E é através do uso da razão que nasce a fé.

Logo, uma fé coerente é uma fé que entende que ela é subordinada à razão; não é baseada em um conjunto de emoções aleatórias. Mas uma fé coerente é construída por meio de emoções e pensamentos inteligentes; construída por meio de conhecimentos autênticos.

Uma fé coerente não é baseada somente na sua experiência individual com Deus, é uma fé baseada em experiências coletivas do agir e manifestação de Deus por meio dos aspectos e funcionamentos da criação divina.