Educadora Financeira dá 5 dicas para pessoas da favela em ascensão financeira

É frequente o relato de pessoas periféricas sobre a dificuldade de se planejar e se organizar financeiramente. Consequência comum, devido ao histórico de escassez e o acesso restrito à educação financeira.

Nesse sentido, a consultora financeira, pós graduada em educação financeira e neurociência, Cinara Santos, 39 anos, ensina como driblar os traumas, se planejar e evitar dívidas.

“A maioria das pessoas que fizeram consultoria comigo são pessoas com vivências periféricas, que atualmente ganham bem, porém administram muito mal o seu dinheiro, porque gasta muito no cartão, compra descontroladamente, não tem nenhuma educação financeira, não tem pensamento pro futuro, não pensa longo prazo e é muito imediatista”, informou Cinara.

Considerando estes contextos, Cinara deixa as seguintes dicas:

1 – “Em relação às pessoas que começam a ganhar dinheiro, a primeira coisa é não se vislumbrar”

A especialista explica que já fez consultorias para uma pessoa que ganhava R$1.500 e passou a ganhar R$15.000. Então, o primeiro passo é não se deslumbrar.

2 – “A segunda coisa é você viver um degrau abaixo.”

Considerando o exemplo anterior da sua cliente, se você começou a ganhar mais, não continue gastando todo seu salário. Porque sendo possível viver com mil e quinhentos reais seria possível viver com menos que seu salário atual. “Então não estou dizendo que a pessoa tem que fazer um voto de pobreza, muito pelo contrário, mas pensar nos sonhos e poupar para realizar” explicou.

3 – “Começar a pensar no futuro”

Pense o que deseja fazer no futuro: Eu quero ter um carro?, Eu quero ter uma casa? Eu quero fazer uma viagem legal? Eu quero pagar um intercâmbio? Cinara explica que a partir dos sonhos e dos planos você consegue executar a estratégia para alcançar suas metas.

4 – “Fazer um planejamento financeiro”

Começou a ganhar dinheiro e está se perguntando a primeira coisa que precisa fazer? A educadora financeira aconselha a separar todo mês um valor para poupar. E definir que todo mês é preciso poupar X reais e continuar poupando.

5 – “Pensar na aposentadoria”

Ninguém quer morrer jovem. E se o desejo não é viver uma velhice de escassez, é importante pensar em poupar dinheiro para este objetivo desde já.  “Hoje você pode investir no tesouro direto com pouco dinheiro. As contas digitais têm rendimento de 100% do CDI e assim, buscar aprender mais sobre dinheiro, falar sobre dinheiro, normalizar, conversar e se interessar por dinheiro e por finanças, aprender a investir, fazer um bom planejamento e comprar só com planejamento”, explicou.

“A partir do momento que você consegue poupar dinheiro, as próximas gerações vão começar a copiar esse modelo. Olha, o meu modelo deu certo. Então, você já vai passar esse ensinamento pros seus filhos, ou pros netos e pra quem vier. Se planejar  não é viver com escassez, planejamento é justamente para realizar cada um dos seus sonhos”, finalizou Cinara.

Gostou da homenagem?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas