Diga não ao fascismo

Crédito: Latuff

Parafraseando o ex presidente Luis Inácio Lula da Silva, “nunca antes na história desse país fomos tão surpreendidos por atos e atitudes fascistas”. Semana passada fomos testemunhas de um episódio triste no sul do Brasil. A caravana do ex-presidente que está correndo todo o país foi covardemente atacada por bandidos fantasiados de manifestantes. Já sabe-se que quem promoveu os ataques foram fazendeiros da região e membros do grupo de extrema direita, MBL.

Desde 2016, quando o golpe contra a democracia foi desferido com a deposição da presidenta Dilma Roussef, o movimento fascista tem crescido a níveis assustadores no país. E vemos fascistas em quase todos os lugares. Das redes sociais às seções de leitores dos grandes portais de notícias. Nas ruas, bares, estádios e até escolas o discurso de ódio está sempre presente.

E por que isso? Há quem interessa que a nação fique dividida entre “petralhas” e “coxinhas”. O recente assassinato da vereadora Marielle Franco nos mostrou o quanto as pessoas odeiam principalmente as mulheres negras e outras pessoas que atuam na área dos direitos humanos.

Aliás, essa noção equivocada de que quem defende os direitos humanos defende bandido é uma afirmação totalmente fora da realidade. Infelizmente, esses jargões e frases, causam um tremendo estrago na sociedade brasileira.

Precisamos reagir ao fascismo que nos ameaça diariamente. Mais do que nunca, é hora do povo ir às ruas e dizer um basta bem grande!