Defensoria Pública da Bahia lança nova edição da cartilha “O que você precisa saber sobre abordagem policial”

A cartilha da DPE/BA pretende difundir o máximo de conhecimento em relação aos direitos da população durante uma abordagem- Crédito: Divulgação

Será lançada na próxima quinta-feira, 22, às 10h, em audiência pública, a nova versão da cartilha “O que você precisa saber sobre abordagem policial”, Defensoria Pública do Estado da Bahia. A primeira versão foi publicada inicialmente em 2019.

A audiência é idealizada pela Assembleia legislativa da Bahia – ALBA e pela Câmara de Vereadores de Salvador, e será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da TV ALBA e TV Câmara.

A nova versão que parte do editorial da Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep, foi revisada, ampliada e atualizada, em parceria com a Polícia Militar do Estado da Bahia e a Ouvidoria Geral da DPE/BA.

A cartilha traz informações sobre a abordagem a grupos vulnerabilizados, a importância do chamado “aviso de Miranda” (não obrigatoriedade da produção de prova contra si mesmo) e também sobre as situações de legalidade ou não no momento de se adentrar em domicílios. O resultado é uma nova versão do material ainda melhor e mais atualizado.

A cartilha da DPE/BA visa contribuir com o conhecimento em relação aos direitos da população durante uma abordagem, mas também sobre quais são suas obrigações na hora do procedimento.

Um dos objetivos da cartilha o que você precisa saber sobre abordagem policial é combater o preconceito. A questão racial é um dos pontos fortes da cartilha, já que os policiais em muitas situações costumam ser tanto agentes quanto vítimas.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas