Coronavac apresenta 78% de eficácia nos testes realizados no Brasil; Butantan fez pedido de uso emergencial à Anvisa

Foram vacinados mais de 13 mil profissionais de saúde voluntários em oito estados - Foto: Reprodução/ Youtube Governo do Estado de São Paulo

Informado nesta quinta-feira, 7, pelo governo de São Paulo, a vacina produzida pela parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac, apresentou resultados positivos nos testes realizados no Brasil. A Coronavac, nome dado a vacina, apresentou eficácia de 78%.

Além da alta eficácia, não houve registro de mortes, casos graves e internações dos voluntários que foram vacinados. Todos os dados foram revisados pelo Comitê Internacional Independente, na Áustria.

Em coletiva de imprensa o governador de São Paulo, João Dória, atestou a eficácia da vacina e afirmou que ela tem um elevado grau para proteger a população brasileira. “As pessoas que forem imunizadas com a vacina do Instituto Butantan terão entre 78% a 100% menos possibilidade de desenvolverem a Covid-19”, completou.

Uso emergencial

Os números também foram enviados para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 7. Para que o pedido de uso emergencial da vacina passe a valer é necessária uma segunda reunião com a submissão do pedido.

Foto: Divulgação/Governo de SP

Em nota, a Anvisa afirmou que a “reunião é uma a prática que segue a de outras autoridades regulatórias do mundo. E que ela é feita antes do envio de pedido formal de qualquer laboratório para dar conhecimento prévio do projeto de vacina e otimizar os direcionamentos técnicos e legais. A análise formal da Anvisa começa a partir da chegada do processo com informações globais sobre a vacina”.

Segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, uma segunda reunião foi marcada ainda para a tarde desta quinta-feira, 7. “A Anvisa recebeu informações e já marcou uma segunda reunião no final do dia de hoje. No final do dia de hoje teremos mais uma reunião e esperamos poder formalmente iniciar esse pedido de tramitação após essa reunião no dia de hoje ou no máximo até amanhã”, disse em coletiva de imprensa.

Leia mais: Primeiras 120 mil doses da vacina Coronavac chegam ao Brasil no próximo dia 20; Butantan produzirá 100 milhões de doses até maio de 2021

Leia mais: SP vai contratar projeto executivo para fábrica contra o coronavírus

Leia mais: Governadores se reúnem com ministro da Saúde e cobram aprovação da vacina