Governadores se reúnem com ministro da Saúde e cobram aprovação da vacina

A média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 1.497, a maior desde o começo da pandemia- Crédito: Aurélio Pereira/MS

Em reunião nesta terça-feira, 8, governadores e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, trataram sobre a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da vacina de Oxford contra a Covid-19.

A principal reivindicação dos governadores é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprove e registre as vacinas com a maior rapidez possível.

A vacina é desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca.

Segundo o ministro da Saúde, a vacina de Oxford está na etapa de conclusão da fase 3 dos testes. Em seguida, o processo deve ser submetido à Anvisa, que avaliará se pode conceder o registro. Segundo o ministro, esses documentos devem ser enviados à agência até o fim deste mês.

A previsão é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possa aprovar a vacina no fim de fevereiro.

Os governadores foram informados que o governo federal disponibilizou R$ 1,99 bilhão para ser utilizados pelo Ministério da Saúde na produção e/ou na aquisição de 100 milhões de doses da chamada vacina de Oxford.

A reunião aconteceu no Palácio do Planalto onde parte dos governadores participaram presencialmente como Wellington Dias (PT), do Piauí; Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte; Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco; Gladson Cameli (PP), do Acre; Helder Barbalho (MDB), do Pará; e Ronaldo Caiado (DEM), de Goiás. A outra parte participou através de videoconferência.

Leia mais: Primeiras 120 mil doses da vacina Coronavac chegam ao Brasil no próximo dia 20; Butantan produzirá 100 milhões de doses até maio de 2021

Vacina Sputnik V será testada na Bahia a partir de outubro