Confira informações sobre HIV/AIDS na favela

AIDS
Crédito; Reprodução Sindmepa

O dia 1° de dezembro é o Dia Mundial de Combate à AIDS ou Dia da Luta Contra a SIDA. A data é dedicada a união do mundo contra a Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA).

A data foi instituída em 1° de dezembro de 1988 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cinco anos após a descoberta do vírus do HIV.

Ainda existe um estigma social quando falamos no vírus HIV, ou na doença AIDS. Por isso é preciso desmistificar a doença e ajudar na luta contra o preconceito. Se passaram quase 40 anos e a sociedade ainda não venceu a discriminação, o preconceito e a exclusão social das pessoas que vivem com HIV e AIDS no mundo.

Por ser transmitido através de fluídos corporais, ainda existem suposições sobre a transmissão do vírus do HIV e pouca busca por informações. O vírus afeta células específicas do sistema imunológico. Ele destrói essas células fazendo com que o organismo seja incapaz de lutar contra infecções e doenças.

Como realizar o teste do HIV?

Dentro das favelas ainda existe um tabu ao falar sobre o vírus do HIV, mas o que poucas pessoas sabem é que ao buscar o tratamento no tempo certo, através da terapia antirretroviral, é possível ter uma vida “normal”, evitando que a doença (AIDS) se apresente.

O CMS Ernani Agrícola é o responsável pelo atendimento as favelas de Santa Teresa, bairro localizado no Centro do Rio, e nós conversamos com a enfermeira Letícia Luz para identificarmos como é o atendimento dos moradores.

Segundo Letícia Luz, enfermeira do CMS Ernani Agrícola, qualquer pessoa pode solicitar a realização do teste rápido para HIV, em qualquer dia de atendimento (segunda a sexta – 07h às 17H). “Não existe uma triagem, basta procurar a unidade com o objetivo de realizar o teste”, disse ela.

No CMS Ernani Agrícola é realizada anualmente a campanha “Teste e Trate”, mas vale lembrar que o teste fica disponível durante todo o ano. “Durante a realização do teste sempre busco saber o entendimento do paciente a respeito do que é viver com HIV, pois acho importante para quebrar os mitos e tabus a respeito da doença e seu tratamento”, afirma a enfermeira.

Sobre a procura de testagem pelos moradores das favelas de Santa Teresa, a enfermeira afirma que, “a procura é bem grande e normalmente aumenta após o período do carnaval”.

Agenda do Grupo Pela Vidda – RJ

O Grupo Pela Vidda – RJ, Pela Valorização, Integração e Dignidade do Doente de AIDS trata-se do primeiro Grupo do Brasil formado por pessoas com HIV e Aids, seus amigos e familiares.

Durante alguns dias do mês o grupo vai realizar a programação do Dezembro Vermelho. A programação acontece durante todo o dia 01 de dezembro e se estende para uma ação no dia 12 dezembro e uma exibição no dia 17.

Confira abaixo a programação completa:

  • Dia 01/12, a partir das 14h, o grupo estará na Praça da Cinelândia com faixas e o laço vermelho que simbolizam a luta, a empatia e a solidariedade nas escadarias da Câmara Municipal. Farão também orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Covid-19. Além disso, também vão realizar testagem rápida de HIV com fluido oral e distribuição de autoteste do HIV.
  • A partir das 16h, com o tema: HIV, o que você vê? Vão ocorrer intervenções artísticas e políticas contra o preconceito, pela dignidade de quem vive com HIV e por campanhas de prevenção, informação e uma assistência qualificada e universal. O objetivo é sensibilizar a população contra o estigma do HIV/Aids ainda tão presente em nossa sociedade e buscar a participação da juventude.
  • Ao anoitecer de 1º de dezembro de 2021 a Câmara Municipal do Rio de Janeiro será iluminada de vermelho e eles terão um momento de reforçar a diversidade na Luta contra o HIV.
  • No dia 12 de dezembro, a programação incluirá uma ação no Parque Madureira.
  • No dia 17/12, às 18h, acontece a exibição de um vídeo debate com o premiado filme “Carta para além dos muros” no Hotel Atlântico Prime na Rua do Resende. 

    Crédito: Divulgação

Você já leu a matéria sobre a Escola de Música da Rocinha? Clique aqui para conferir.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas