Dia Internacional de Luta contra a AIDS, epidemia completa 40 anos de existência

A data foi instituída em 1987- Crédito: Divulgação
O dia 01 de Dezembro é o Dia Internacional de Luta Contra a AIDS, epidemia que em 2021 completa 40 anos de existência e efeitos avassaladores.
A Assembleia Mundial de Saúde, com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), foi quem oficializou o  1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids.
Apesar disto, a sociedade vive avanços na tecnologia do tratamento antirretroviral, onde pessoas que foram infectadas com o Vírus HIV ficam com carga viral indetectável, por consequência não transmitem mais o vírus e não desenvolvem a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS).
É possível viver com HIV e ter uma vida plena após a adesão ao tratamento de forma adequada, contínua e completa.
Mas a luta contra a Aids, também está na esfera simbólica e o estigma ainda é responsável pelo preconceito, que tem seu próprio sistema de desinformação e a discriminação, que valida ações empreitadas contra pessoas vivendo com HIV/AIDS, sendo necessária a implantação de Leis que defendam estes corpos.
A pandemia da Covid-19, deixou o cenário para estas pessoas ainda mais nebuloso, já que enfrentam dificuldades crônicas, que envolvem o atendimento no serviço público de saúde.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas

Artigo anteriorConfira informações sobre HIV/AIDS na favela
Próximo artigo“Genocídios e Movimentos”: documentário denuncia chacinas em favelas do Brasil
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.