Coletivo OXE realiza festival de leitura e lança portal para mapear iniciativas literárias

O Portal prevê o mapeamento contínuo de ações, com vistas a alcançar todos os territórios de identidade do estado- Crédito: Acervo OXE

A partir desta segunda-feira (26), até o dia 30 de abril, acontece o “Festival Percursos da Leitura na Bahia”, que será transmitido gratuitamente pelo youtube. O festival é idealizado pelo Coletivo OXE.

Dentro da programação do festival terá o lançamento do portal online que vai mapear iniciativas de fomento à leitura na Bahia.

Todos os dados coletados e o mapa com a geolocalização de cada iniciativa serão disponibilizados no canal  OXE literatura baiana contemporânea

O Portal prevê o mapeamento contínuo de ações, com vistas a alcançar todos os territórios de identidade do estado.

Os interessados devem realizar o cadastro através do formulário online. Cada pessoa, grupo ou instituição pode inscrever quantos projetos desejar, desde que sejam realizados na Bahia.

Crédito: Acervo OXE

O objetivo é também promover discussões e ações formativas voltadas ao fomento da cadeia produtiva do livro e da literatura nos mais diversos formatos, apostando na arte literária como instrumento de compreensão do mundo, das relações humanas e de transformação social.

Programação do festival

A programação do evento terá oficinas de Design Editorial, Encadernação de Livro Artesanal, Práticas de Leitura na Contemporaneidade e História pra quem conta história, e terá três mesas de debates: “Leitura para resistir e transformar”, “Multimeios da Recepção de Literatura”, e “Espaço para o leitor – um desafio a ser discutido”.

A conferência de abertura traz o tema Travessias do leitor no curso da história e, encerrando a programação, uma palestra sobre Leitura e Internet (Booktubers, blogueiros), seguida de performance com Samba Chula de São Braz.

Durante o festival, também será lançada uma websérie com 11 episódios: nove deles dedicados a discutir conceituações que, comumente, definem gêneros textuais literários como cordel, romance, poema, crônica, conto, dramaturgia, canção, infanto-juvenil, ensaio; e dois que tratam da produção de livros na Bahia, abarcando processos gráficos tradicionais, publicações artesanais e livros experimentais.

O festival irá apresentar 12 iniciativas selecionadas pelo Coletivo OXE que se destacaram em seus respectivos municípios de atuação.

Essas iniciativas serão premiadas com R$ 750, com direito à exibição de um vídeo de até cinco minutos e a realização de performances, bate-papos e contação de estórias para detalhar cada ação e atividade.

A programação ainda conta com atividades infantis de contação de estórias e a participação de editoras independentes, apresentando seus respectivos catálogos de publicações.

Coletivo OXE

O Coletivo OXE foi fundado em 2014, no Instituto Federal da Bahia, no campus Santo Amaro- Ba.

Desenvolve atividades diversas de fomento à leitura, com produções e parcerias em eventos literários nas cidades baianas de Santo Amaro, Cachoeira e nos estados do Piauí e Rio de Janeiro.

Entre os projetos, o coletivo realizada Diálogos lítero-musicais e a Feijoada Literária; o espetáculo “Palavra Mapeada”, que reúne performances corporais, recital poético e projeções mapeadas, e a peça teatral “Retalhos do São Domingos”; oficinas de literatura, cordel, contos e artes gráficas; trilha literária com banhos de cachoeira e atividades em reservas ambientais.

Desde 2017, o Coletivo criou o OXE – Portal da Literatura Baiana Contemporânea (oxe.insix.com.br) que, atualmente, reúne 130 autores e autoras das diversas regiões do Estado, gerações distintas e diferentes estilos, com o objetivo de disponibilizar um acervo de textos literários voltado, principalmente, aos estudantes da educação básica.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas