Cittamobi Acessibilidade: aplicativo auxilia pessoas cegas no transporte coletivo de Salvador

Crédito: Cittamobi Acessibilidade

De acordo com dados do Censo 2010 do IBGE, Salvador possui mais de 7 mil pessoas que não conseguem enxergar, enquanto mais de 81 mil possuem grandes dificuldades.

A partir desta realidade, foi desenvolvido o aplicativo Cittamobi Acessibilidade, criado para permitir que pessoas com deficiência visual total ou parcial possam utilizar os ônibus da cidade de forma mais independente, através de recursos de voz que orientam o usuário em seu deslocamento.

Luiz Eduardo Porto, desenvolvedor do aplicativo teve uma motivação pessoal para criar a ideia e apresentar a proposta para a prefeitura. “Depois de ficar 40 minutos no ponto aguardando meu ônibus e sem nenhum auxílio externo, percebi que precisava de algo que pudesse tornar mais fácil saber quando meu ônibus passava e onde eu deveria descer”

A ferramenta possibilita, através de um comando de voz que alerta automaticamente quais ônibus estão próximos à parada selecionada, sinaliza o momento exato em que o passageiro deve descer do ônibus no ponto de destino escolhido, e informa também por quais locais o ônibus está passando ao longo do trajeto, fazendo com que a pessoa cega fique mais ambientada com a cidade.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas