Baile Black Santa completa nove anos

Black Santa
Baile Praça Doce Mel - Crédito: Álbum Black Santa

O baile Black Santa é um evento de música Black que teve origem no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa. No mês de outubro ele completa nove anos de existência.

É isso mesmo que você leu, este mês, um dos maiores bailes Black do Rio, completa mais um ano de luta e resistência. O projeto que teve início a partir da união de oito amigos, hoje é um símbolo da região como cenário artístico.

O baile que traz sempre os melhores DJ’s do meio Black e dá oportunidade a novos artistas, teve início na pequena praça Doce Mel, localizada na parte alta da favela. Fazer com que os moradores reconhecessem uma nova cultura e aproveitassem esse momento de lazer foi uma das primeiras conquistas do coletivo.

Apresentação de dança no primeiro baile – Crédito: Denise Andrade

Sobre o Baile Black Santa

O baile acontecia todo mês e ficou pequeno para a pracinha onde tudo começou. Dessa forma foi capaz de expandir, alcançando outros territórios do Rio de Janeiro. Ou seja, gerando uma maior integração cultural periférica.

Além de levar cultura e lazer aos territórios favelados, também levou pessoas de fora a ocuparem esses lugares, que muitas vezes foram vistos como símbolo de violência. O evento gerou empregos, renda e reconhecimento local.

Baile de 5 anos do Black Santa – Crédito: Lucas Gabriel

A volta do baile

Quase dois anos sem eventos, por conta da pandemia do COVID-19, o baile tem tudo para voltar com a potência esperada e cumprindo todas as medidas de segurança exigidas.

“A volta do baile Black Santa nas comunidades traz alguns benefícios para os moradores das favelas, assim como outros eventos. Nós somos um baile de inclusão social onde a gente gera emprego, gera renda e fomenta cultura, isso resgata a autoestima dos moradores. Devido a esses quase dois anos de pandemia, em que as pessoas tiveram que se reinventar, voltar com os bailes é muito importante. A gente traz uma luz ao fim do túnel. Resgata essa alegria que ficou perdida na pandemia”, disse Igor Amaro, integrante do Black Santa.

Para ficar por dentro de tudo o que acontece nos bailes e acompanhar a agenda, siga o Instagram @baileblacksanta.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas