Associação Religiosa e Cultural Filhos de Aráiyé, realiza 1º Xirê de Rua, em Salvador

A Associação Religiosa e Cultural Filhos de Aráiyé, promove nesta quarta-feira, 16, a partir das 08h, o 1º Xirê de Rua, em São Lázaro, Federação, Salvador.

A iniciativa é um ato contra o racismo religioso e tem o objetivo de valorizar  e ressaltar a importância das religiões de matrizes africanas, superar estereótipos e preconceitos impostos na sociedade.

O evento é aberto ao público e pretende reunir simpatizantes e membros de comunidades de Axé, além de contar com o apoio de entidades engajadas na luta contra o racismo.

O projeto surgiu através dos Ogãs Evandro Pereira, Sandro Cosme e Ubiramar de Carvalho (Bau) e conta com o apoio do Ilê Axé Ya Tomín, Mãe Antonieta de Oxum e da jornalista e programadora, Laísa Gabriela, idealizadora do Okàn Dúdú. Durante o Xirê de Rua, os participantes terão a oportunidade de vivenciar o Ipadê de Exu e um Xirê completo, em um momento de louvor aos Orixás, Voduns e Inkisses, além de uma roda de conversa sobre o Candomblé e a atualidade e outras atividades. 

Esse projeto representa união, celebra nossas divindades, traz luz a resistência e a força das tradições ancestrais. Não precisamos ser tolerados”, o respeito deve existir entre todes. Como jornalista, me sinto honrada por fazer parte dessa iniciativa, que busca combater preconceitos e promover a diversidade religiosa em nosso estado“, afirma Laísa Gabriela, jornalista. 

A manifestação ganha ainda mais significado por acontecer em São Lázaro, um local emblemático, como resposta ao racismo religioso.

Evandro Pereira, presidente da Associação, destacou o evento como um ato de resistência e luta. “O 1º Xirê de Rua é um marco para nossa comunidade e para todos que lutam contra o racismo religioso. Estamos unidos em uma celebração de nossas tradições e na luta por uma sociedade mais justa e respeitosa para todas as religiões“, explica. 

A Associação Religiosa e Cultural Filhos do Aráiyé reafirma seu compromisso em combater qualquer forma de discriminação religiosa e em promover a paz, a igualdade e o respeito entre todas as crenças. O objetivo principal do evento é construir uma sociedade plural, onde todas as formas de fé sejam respeitadas e valorizadas. 

Serviço: 1º Xirê de Rua, realizado pela Associação Religiosa e Cultural Filhos do Aráiyé

Outras informações através do e-mail filhosdearaiye@gmail.com ou telefone 71992916256

Dicionário:

Ará = corpo

Aiyé = terra

Filhos do Aráiyé = Filhos da Terra, Filhos do Senhor da Terra

Xirê = É uma “roda”, iniciada por cânticos/louvor, toques e dança aos Orixás/Voduns/Inkisses. Geralmente realizado após o ipadê de Exu

Ilê Axé Ya Tomín = Terreiro de Candomblé que é regido por Oxum

Okán Dúdú = Coração negro, coração preto. Projeto idealizado pela jornalista Laísa Gabriela. 

Orixá/Vodun/Inkisses = divindades africanas 

Ipadê = Oferecido ao Orixá Exu para dar início às cerimônias no candomblé. Antes de tudo o que é feito, é necessário o Ipadê. Exu é o primeiro que come.