Árbitra brasileira vai comandar trio de arbitragem pela primeira vez em um Mundial de Clubes

Edina Alves atuou na Série A, em 2019. Fazia mais de uma década que uma mulher não era escalada- Crédito: Kin Saito/CBF

A Federação Internacional de Futebol Associação (Fifa), anunciou a escalação da árbitra brasileira Edina Alvez Batista, para comandar pela primeira vez o trio de arbitragem em um Mundial de Clubes.

O torneio vai acontecer entre os dias 1 e 11 de fevereiro de 2021, no Qatar.

Edina Alvez, 40, está no esporte há 20 anos, na adolescência jogou futsal e que faz parte do quadro FIFA desde 2014. Ela tem atuado com frequência nos jogos da Série A no Campeonato Brasileiro 2020 e já apitou na Copa do Mundo Feminina de 2019, na França, incluindo a semifinal entre Inglaterra e EUA.

O trio feminino será composto da juíza Edina Alvez, a também brasileira Neuza Black e argentina Mariana de Almeida que serão as bandeirinhas auxiliares do Mundial de Clubes.

No site oficial da Fifa, a convocação da árbitra brasileira é noticiada como um fato de continuidade das politicas de igualdade de gênero da instituição.

“A nomeação do trio feminino liderado por Edina Alves Batista dá continuidade ao caminho iniciado na Copa do Mundo sub-17 de 2017, onde a árbitra suíça Esther Staubli arbitrou um jogo, seguida pela árbitra uruguaia Claudia Umpierrez, que arbitrou duas partidas no torneio de 2019, no Brasil”, nota da Fifa em seu site oficial.