AnP promove 6º Workshop e Mutirão Arquitetura na Periferia

Evento de arquitetura social ocorre nos dias 02, 03 e 04 de setembro. (Foto: Divulgação).

Evento propõe a discussão sobre a arquitetura voltada para práticas sociais.

Nos dias 02, 03 e 04 de setembro a AnP vai realizar o workshop + mutirão na Casa da Referência da Mulher Tina Martins em Belo Horizonte. O encontro vai contar com a participação da mestra de obras e das mulheres capacitadas pelo projeto. Os participantes terão acesso a atividades como debate, rodas de conversas, oficinas, palestras, entre outras.

O Arquitetura na Periferia foi idealizado pela arquiteta Carina Guedes em 2013 durante uma pesquisa de mestrado na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. Movida pela realidade de presenciar sua profissão sendo vista como restrita ao atendimento de demanda das classes sociais mais privilegiadas, a arquiteta decidiu levar a arquitetura para dentro das periferias.

Em 2018 a ideia foi formalizada com a fundação da instituição sem fins lucrativos, o IAMÍ-Instituto de Assessoria a Mulheres e Inovação. Hoje a equipe conta com cerca de 20 mulheres, incluindo as voluntárias.

Luh Dandara – Diretora Executiva do IAMÍ. (Foto: Divulgação).

O projeto já impactou em torno de 750 pessoas, promoveu mais de 300 oficinas e encontros e reformou mais de 50 casas. São cerca de 100 mulheres capacitadas e mais de 1.200 horas aulas.

Além dos benefícios profissionais, a AnP auxilia a mulher a sair do lugar de dependência, aumenta sua autoconfiança e contribui para o combate ao machismo estrutural. Alguns dos objetivos do grupo faz parte das mesmas propostas da ONU: erradicar a pobreza, reduzir as desigualdades, igualdade de gêneros, cidade e comunidades sustentáveis.

As atividades da AnP configuram a oportunidade de crescimento mútuo e coletivo, além de ser uma forma importante de promover a sustentabilidade financeira do projeto a fim de garantir sua continuidade e promover ações.

O evento workshop + mutirão vai acontecer na capital mineira e é aberto ao público em geral. Os participantes terão acesso a uma aula presencial sobre práticas sociais voltadas para a melhoria da moradia e fortalecimento de mulheres. Será apresentado passo a passo como funciona a tecnologia social utilizada pela AnP e todos terão a oportunidade de conversar com as fundadoras e participantes do projeto.

Além das teorias e abertura para perguntas, a prática vai ser garantida no evento: quem participar poderá colocar a mão na massa no canteiro de obras, aprender e trocar conhecimentos.

As vagas são limitadas e têm opções de inscrição social, que é a disponibilização de uma cota de ingressos sociais. Para obtê-los basta enviar um e-mail com um comprovante de atendimento de alguma política social e/ou estudantil para relacionamento@arquiteturanaperiferia.org.br.

Para obter informações completas e se inscrever basta acessar o link https://www.sympla.com.br/evento/6-workshop-mutirao-arquitetura-na-periferia/1658695 ou pelo qrcode do celular.

QRCODE Inscrições.

 

Gostou da Matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas

 

 

Artigo anteriorANF NO ROCK IN RIO 2022
Próximo artigo“Guia Amazônia Legal e o Futuro do Brasil”- iniciativa reúne comunicadores e ativistas sociais
Erlaine Grace
A paixão por escrever veio quando aprendi a ler meu nome e peguei num lápis pela primeira vez. A necessidade de registrar tudo em palavras existe muito antes de eu aprender no Jornalismo e em Letras , quais são os gêneros textuais e como são os formatos de cada texto. Atuei como Assessora de Comunicação na área cultural e trabalhei com o jornalismo impresso. Sou amante do rádio e aspirante da TV. No jornalismo on-line encontro a oportunidade de explorar todas as áreas da minha formação, agregando todos os formatos de mídia num só lugar. Para mim, a felicidade plena de um ser humano acontece quando ele tem a possibilidade de ser livre para ser o que nasceu pra ser, dando vida ao dom natural que cada um tem, e praticando o que vem da própria essência.