Alunos de pré-vestibular popular entram em universidades concorridas

Alunos do pré-vestibular Futuro, do Sesc Nova Friburgo, ingressam em universidades renomadas no Rio de Janeiro

O Futuro em Curso, pré-vestibular gratuito do Sesc Nova Friburgo dedicado a alunos com renda familiar de até 3 salários-mínimos, foi destaque em aprovação no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Apenas na primeira chamada, quase 50% dos matriculados ingressaram em concorridas universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Cinco alunos tiveram suas redações avaliadas com notas superiores a 900 pontos, resultado almejado por muitos candidatos por ser um diferencial na conquista de vaga na universidade. Todos os aprovados são oriundos de escolas públicas.

No rol de instituições nas quais ingressaram alunas e alunos do cursinho estão Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Cândido Mendes (UCAM).

Diferencial: trabalho interdisciplinar e holístico

Coordenadora pedagógica do pré-vestibular, Sabrina Perrut Pinto de Moraes, atribui o resultado a uma série de fatores. Um deles é a integração das atividades de sala de aula com a vivência cultural e de lazer.

Passeios, espetáculos e até jogos de vôlei, entre outras atividades, são importantes percursos formativos para as mais diferentes áreas do conhecimento.

“O caráter interdisciplinar associado a um olhar humanizador são os grandes diferenciais do curso. As aulas do pré-vestibular, integradas às atividades oferecidas pelo Sesc, oportunizam experiências e senso de pertencimento, que permitem ampliar o aprendizado para além dos conhecimentos exigidos no Enem”, observa a educadora.

Metodologia do pré-vestibular

A metodologia traz outras inovações, como a utilização de Reels (vídeos curtos e divertidos) nas redes sociais; os aulões interdisciplinares, quando um mesmo tema é discutido sob as perspectivas das diferentes áreas do conhecimento; e os aulões invertidos, em que os alunos precisam se aprofundar em determinados assuntos e depois ensiná-los aos professores e colegas.

No ano passado, um dos assuntos discutidos em um cine-debate foi a questão dos povos originários – exatamente o tema abordado na prova de redação do Enem.

Material didático e orientação vocacional

Quanto ao material didático, é exclusivo e produzido pelos professores do curso – com experiência em preparação pré-vestibular – após o diagnóstico das necessidades dos estudantes.

Profissionais especializados orientam os participantes em testes vocacionais de modo a fazê-los descobrir habilidades e características associadas às carreiras, e profissionais do mercado são chamados para palestras em que compartilham detalhes sobre o dia a dia da sua profissão.

A oferta do pré-vestibular Futuro em Curso ocorre por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc RJ, que tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços oferecidos pela instituição nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência.

As aulas de 2023 se iniciaram neste mês e seguem até novembro.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas