Ação socioambiental gera renda para catadoras(es) de materiais recicláveis

Crédito: Divulgação

O Projeto Arraiá Sustentável e Solidário no São João da Bahia garantiu trabalho decente e renda para 578 catadoras/as de materiais recicláveis e reciclagem de quase 7 toneladas de resíduos sólidos gerados durante o evento, no Parque de Exposições de Salvador. As ações, aconteceram até o dia 2 de julho

A iniciativa é uma ação socioambiental e de geração de trabalho, renda e reciclagem, promovida pelo Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA), junto com mais seis associações e cooperativas fazem parte do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia (FLC/BA) e conta com apoio do Governo da Bahia, do Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT).
A ação, além de organizar a atuação dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, busca estabelecer melhores condições de trabalho e renda durante os festejos juninos. O objetivo é minimizar a situação de exploração e risco a que estes profissionais estão submetidos e possibilitar uma melhor remuneração pelo material coletado.
Cerca de 578 catadoras(es) autônomos e cooperativados serão beneficiados e receberam equipamentos de proteção individual (EPIs) como camisas, luvas e capas de chuva.
O Arraiá Sustentável e Solidário no São João da Bahia, teve sua programação de shows durante o período de 23, 24, 25, 26 e 30 de junho e 1º e 02 de julho, também contaram com ganhos ambientais importantes ao contribuir com as políticas nacional e estadual de resíduos sólidos. Vai garantir, por exemplo, que os resíduos recicláveis recolhidos durante os dias de festa tenham destinação ambiental correta, tendo em vista o cumprimento da logística reversa. Visa ainda cumprir alguns Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), referenciados pela Agenda 2030 da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
O projeto conta com a participação das seguintes associações e cooperativas: Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary), Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (CAEC), Cooperativa Bariri – Produtos Recicláveis (Cooperbariri), Cooperativa dos Catadores das Cajazeiras (Coocreja), Coleta Cidadã e Canarecicla. Já o Governo do Estado da Bahia participa por meio da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Outras informações através dos contatos:
Ana Carine Nascimento 71 98749-4979 e Joilson Santana 71 98784-4383.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas