Abulidu: Banda afropernambucana antirracista

Crédito: Braun Studios

A Banda afropernambucana antirracista, Abulidu, lançou EP Remix, e apresenta ao público as três primeiras músicas, intituladas de: “Quilombo Urbano”, “Abulidu” e “Os Boys de Baobá”. As novas versões das faixas já estão disponíveis nas plataformas digitais. Clique no link para ouvir Abulidu

“Quilombo Urbano”, música de estreia da banda pernambucana antirrascista, foi remixada por Luis Henrique Veloso, com mixagem de Buguinha Dub, também responsável pela masterização de todo o EP. O remix da faixa “Abulidu” é de Biano aka K’boko, atualmente morando em Berlim (capital da Alemanha), contando com a mixagem de Pitota. Já “Os Boys de Baobá” chega remixada por Yuri Iumin, da Barbarize, da comunidade do Bode (bairro do Pina – Recife/PE), e mixada por Martan, do Estúdio Mocorongo (Recife).

Para a Abulidu, “O EP remix é uma conexão com artistas da nossa terra e do exterior. As novas versões estão no mundo digital para tocar nas pistas daqui e do mundo afora”. Artista da Barbarize, da comunidade do Bode (Pina – Recife/PE), Yuri Lumin tem “Os Boys de Baobá” como sua música preferida da banda.

“Geralmente sempre estou pedindo nomes e referências para fazer meus exercícios em casa dentro do programa de música. Pego essas referências e coloco na nossa linguagem, que é o afrotrap. Um dia desse estava mixando, mexendo e tentando criar, até que pensei em fazer algo para a música ‘Os Boys de Baobá’ da Abulidu”, conta.

Crédito: Braun Studios

Yuri dá detalhes sobre a experiência de remixar a faixa. “O som ‘Os Boys de Baobá’ já é muito dançante. Quando você escuta, já dá vontade de balançar. Peguei a música da Abulidu e acelerei colocando um instrumental de afrotrap, com sons de tambores e de um baixo para guiar. Comecei desenvolvendo uma célula, mandei para Hélio Abulidu (cantor e compositor da banda) e em seguida já recebi o convite para fazer a versão remix da música, que entrou no EP da banda”, explica.

Abulidu também fez um intercâmbio com a cidade de Berlim, capital alemã, na Europa. K’boko aka Biano, que iniciou sua carreira musical ao lado de grupos como Afoxé Oxum Pandá e Nação Maracatu Leão Coroado, remixou a música de mesmo nome da banda. Ele está morando por lá há cerca de 17 anos.

“Já tinha sacado a Abulidu na minha última viagem ao Brasil. Acompanhei a trajetória da banda nas tocadas. Já tinha imaginado na época em pegar um beat para dar uma remixada. Parece que foi uma transmissão de pensamento porque na sequência, depois que cheguei do Brasil, o Arnaldo do Monte (percussionista do grupo) me convidou para o EP Remix”, destaca K’boko Biano.

Ele explica sobre o processo de criação do remix. “Quebrei um pouco a cabeça no estúdio para tentar manter a qualidade, o peso e o groove da música original. A gente ficou bem feliz com o resultado”, ressalta.

A capa do EP é assinada pelo artista Diego Sidrim. A banda Abulidu, que nasceu em dezembro de 2019, tem em sua formação Hélio Abulidu (cantor e compositor), Paulinho Folha (violão e voz), Rogério A. Martins (guitarra), Raphael César (baixo), Arnaldo do Monte (percussões) e Thulio Xambá (percussões e voz).

Ficha técnica

Quilombo Urbano
Remix: Luis Henrique Veloso
Mixagem: Buguinha Dub
Masterização: Buguinha Dub

Abulidu
Remix: Biano aka K’boko
Mixagem: Pitota
Masterização: Buguinha Dub

Os Boys de Baobá
Remix: Yuri Lumin, da Barbarize
Mixagem: Martan/Estúdio Mocorongo
Masterização: Buguinha Dub

Capa do EP Remix: Diego Sidrim
Assessoria de imprensa/mídias sociais: Daniel Lima
Produção executiva: Gabriela Cardoso