A Importância das campanhas e mobilizações comunitárias nesses tempos de crise.

Todo mundo sabe e não é segredo para ninguém que as comunidades periféricas em todo Brasil , deram um show de cidadania , apresentando soluções locais durante a pandemia, fato.

As Tecnologias sociais foram de tamanha irreverência , competência e eficiência , pois salvaram milhares de vidas , em meio aos caos do negacionismo , mostrando estarem melhor preparadas do que o poder público , perdido e batendo a cabeça com tantos escândalos de corrupção.

E depois de tantas lutas e sofrimentos , não tem como não proporcionar o reconhecimento e o emponderamento das lideranças, em seus territórios instáveis e periféricos. Daí vem a necessidade de conferir dignidade e sustentabilidade para a continuidade das excelentes iniciativas comunitárias.

Nesse ínterim , vemos as campanhas e mobilizações comunitárias estimuladas numa grande ação , denominada DIA DE DOAR ( https://diadedoar.org.br/ ).

Mas o que é o DIA DE DOAR ?

Dia de Doar é um movimento para promover a generosidade. É uma mobilização que promove um país mais solidário, por meio da conexão de pessoas com causas. E faz isso celebrando o prazer que é doar, e o hábito de doar o tempo todo.

No Brasil, o Dia de Doar foi realizado pela primeira vez em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014 o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 85 países participando oficialmente.

Lá fora, o Dia de Doar tem nome de #GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”. Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).

Quem organiza e lidera a mobilização é a ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos.

E o Dia de Doar é realizado por intermédio de uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil, por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia.

Quem faz o Dia de Doar acontecer é quem está do outro lado da ação – seja doando ou fazendo uma ação para estimular a doação de indivíduos, empresas, etc.

Em 2022, no dia 29 de novembro, terça-feira, o Brasil inteiro vai se mobilizar pelo Dia de Doar: milhares de organizações estarão preparadas para receber doações, e milhões de brasileiros vão demonstrar seu apoio, doando e tornando pública a doação compartilhando a hashtag #diadedoar nas mídias sociais.

Acompanhe todas as campanhas comunitárias disponíveis no Rio e Grande Rio e em todo nosso Brasil ,  no site : https://diadedoar.org.br/campanhas-comunitarias/

Cabe ressaltar que as campanhas comunitárias tem início no dia 29 de novembro , porém são estendidas até o final do mês de dezembro.

Verifique a campanha comunitária mais próxima da sua casa ou trabalho, e , simplesmente , DOE !

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas