A importância da conexão das crianças com a natureza

horta
Wanderson colhendo frutas - Crédito: Marcella Saraceni

O dia a dia na maior horta comunitária da América Latina

Subir em árvores, apreciar o sabor das frutas tiradas do pé, conhecer as plantas e todo o poder que elas têm para a vida desde a primeira infância faz parte do cotidiano de Wesley e Wendell, moradores da Favela de Manguinhos.

Também é nesse território de periferia que se localiza a maior horta comunitária da América Latina, criada em 2013 pelo Programa Hortas Cariocas, da Prefeitura do Rio. 

A alegria de Wanderson ao colher frutas frescas – Crédito: Marcella Saraceni

Caminhando entre os cultivos, as crianças identificam cada um, mostrando onde estão plantados os tomates, couves, pé de acerola, milho, bananeira; uma atividade que parecia tão divertida como as brincadeiras mais comuns da infância. 

Quando as crianças podem tocar nos alimentos, aprender como nascem e crescem, aguçar os sentidos, e o principal, acessar a autonomia de plantar seu próprio alimento, um novo olhar sobre o que consomem é criado. 

Essa experiência, tão importante para o desenvolvimento da consciência ambiental, ajuda a educar através da pedagogia do encantamento, trazendo o prazer do pé na terra, o contato e cuidado com a natureza, seus ciclos naturais, e o estímulo da sensibilidade.

Wellington concentrado na verificação dos tomates – Crédito: Marcella Saraceni

Matéria publicada originalmente no jornal A Voz da Favela edição (outubro/2021)

Você já leu a matéria sobre a Marcha das Favelas? Confira agora.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas