A favela escrevendo sua própria história

Periperi - Subúrbio Ferroviário. Reprodução: https://www.instagram.com/belezas.suburbio/
Crédito: Belezas do Subúrbio. Periperi – Subúrbio Ferroviário.

A comunicação comunitária é a propulsora daqueles que foram historicamente excluídos. Esse mecanismo surge da luta das massas em busca de voz.

A comunicação global passou por um processo onde as grandes mídias, donas das grandes emissoras, vem invizibilizando as periferias. Essa é uma prática cruel que visa criminalizar esses espaços, passando para as pessoas que não moram nas favelas a impressão de um lugar onde só tem violência. E escondem o outro lado da moeda, como por exemplo: Projetos de viés social, Saraus culturais, Capacitação, etc.

Aos poucos esse espaço vem sendo reivindicado, fruto de muito debate e da luta dos movimentos sociais. A ANF- Agência de Notícias das Favelas, surge como uma ferramenta emancipadora, fazendo ecoar as vozes dos moradores das Favelas.

Um movimento feito por nós, para nós.

A ANF- é a primeira agência de favelas do mundo, teve um papel fundamental na democratização dos meios de comunicação. André Fernandes, Jornalista, fundador dessa agência, sonhou com isso! Dando voz a muita gente! Conheça a história de André Fernandes clicando aqui.

Hoje a ANF conta com um portal online, perfil nas redes sociais, além de um jornal impresso com tiragem mensal de 100mil exemplares, sendo 50 mil no Rio de Janeiro e 50 mil em Salvador.

É preciso arregaçar as mangas e lutar para que os nossos se sintam representados.
Contaremos nossa própria narrativa. Não permaneceremos mais inviabilizados!

É a nossa história, Nós a contaremos!

PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO.