ROCINHA CONTRA O LIXO.
Em uma visita técnica no ano de 2009, exatamente 10/7/09, com os órgãos competentes da Rocinha para avaliar a situação do lixo. Os órgãos competentes assumiram compromisso de organizar os locais onde os moradores jogam o lixo na comunidade, mais ate hoje 02/08/2011, nada aconteceu.
TÚNEL DO TEMPO;
1 – Lixeira garagem da Rua Quatro – Na época os coordenadores do PAC ficaram de levar o caso para a engenheira de projetos e incluir no projeto do PAC para a área (duas possibilidades: desapropriação do posto policial ou construção de um recuo onde hoje ficava o lixo). Isso para a colocação da compactadora de lixo. Na época eles classificaram a resolução do problema como fácil, porém disseram que precisariam de pelo menos seis meses para resolver. Estamos em 2011 e nada aconteceu, além de transtornos como o da foto no armazém do marquinhos.
Em 2009 participaram desta visita os responsáveis do PAC Rocinha, Guilherme (COMLUB Zona Sul), Jorge Collaro (Adm. Regional), Luiz Gonzaga (encarregado Rocinha) entre outros.
2 – Lixeira Canteiro Social (antiga Casa da Paz) – ficou acordado assim: desapropriação por parte do estado (o endereço é Estrada da Gávea, 486). E a partir daí criar um projeto inserido ao PAC em parceria com a comlurb para o local. Pelo espaço, foi colocado que é possível um trabalho com reciclagem para o local.(Não aconteceu)
3 – Lixeira Vila Verde – Levamos o Osmar (Light Rocinha), ao local para avaliação e ele me disse que para retirada do poste (que está atrapalhando a obra para colocação da compactadora de lixo), bastava pedir por escrito via região administrativa. (Não aconteceu)
4 – Lixeira Cidade Nova – Os Engenheiros do PAC disseram que de todos os locais, este é o mais fácil de se resolver. Vai desapropriar o pet-shop, para a construção do local para abrigar a compactadora. (Cumprido 70%)
Em Julho de 2011 depois de várias solicitações ao poder público e nada acontecer, ouve um encontro na entrega dos sambas concorrentes na quadra de nossa escola na Rua Bertha Lutz, em São Conrado, dia 27 de julho. O comerciante e compositor da agremiação, Marquinhos do Armazém, procurou o amigo e compósito Ocimar Santos para que ele o ajudasse a fazer uma denúncia, ele estava visivelmente consternado. Falou de todo seu sofrimento com uma lixeira que transborda quase na porta de seu estabelecimento há mais de oito meses. Trata-se do Armazém São João da Rocinha, um dos mais antigos da comunidade. Marquinhos lhe enviou um vídeo e 4 fotos. Antes de postar no Portal ROCINHA.ORG, Ocimar divulgou o material em seu perfil no FACEBOOK, e o resultado é um grande debate que vai acontecer para discutir o lixo da Rocinha no dia 4 de Agosto, às 10h, na Quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha.
Vamos agora transformar a teoria em prática? Só depende de nós!
Obrigado Mônica Ribeiro, você foi a primeira a aceitar o convite.
Esta foto em é do dia 7 de março de 2008, dia da visita do ex-presidente Lula á comunidade. Além de limpo o lugar da lixeira da Vila Verde na Rocinha, ainda tinha gente vigiando. Precisamos dar um jeito nesse país!
Texto estabelece diretrizes para o gerenciamento dos resíduos sólidos no país.
Está na Câmara dos Deputados projeto de lei que busca estabelecer uma Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos. A proposta encaminhada pelo Poder Executivo, a primeira iniciativa nesse sentido na história do Brasil, tem apenas 33 artigos e institui diretrizes, instrumentos, responsabilidades e proibições para o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, rurais, de saúde e os chamados especiais, como entulhos.
O Projeto de Lei 1991/2007 traz medidas que definem, por exemplo, responsabilidades ao longo da cadeia produtiva e de consumo e outras que estimulam a redução, reutilização, reciclagem e destinação correta dos resíduos. Pelo documento, por exemplo, a coleta seletiva e o tratamento dos materiais recicláveis deverá ser feita prioritariamente contratando associações ou cooperativas de catadores formadas por pessoas de baixa renda.
O Projeto de Lei está disponível na íntegra para consulta pública no site do Congresso Nacional (www.camara.gov.br) e também no site do Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br).
Destino Correto
A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2000 revelou uma tendência de melhora da situação de destinação final do lixo coletado no país nos últimos anos. Segundo o estudo, 73% de todo lixo coletado no Brasil têm um destino final adequado, em aterros sanitários e/ou controlados. Em 1989, o percentual de municípios que vazavam seus resíduos de forma adequada era de apenas 10,7%. Pela pesquisa de 2000, o lixo produzido diariamente no Brasil chega a 228,4 mil toneladas, sendo 125,2 mil toneladas domiciliar.
Ainda segundo o estudo, dos 5.507 municípios do país, 5.475 contam com serviços de limpeza urbana e/ou coleta de lixo. Mas quando o assunto é coleta diferenciada os números não são confortáveis: somente em 451 municípios há o serviço de coleta seletiva, em 352 de reciclagem e em 3.567 coleta de lixo especial.