Vaza, Falsiane lança filtro gamer para combate às fake News durante as eleições

Vaza Falsiane. (Foto: Divulgação).

Em mais um esforço para combater a disseminação de fakes news nas eleições de 2022, o Vaza, Falsiane, um dos maiores programas educacionais contra a desinformação, lança um filtro “gamer”, disponível para os usuários do Instagram e do Facebook, com apoio da Meta.

No Brasil, quatro em cada dez pessoas afirmam receber notícias falsas todos os dias, segundo um recente levantamento feito pela Poynter Institute e YouGov. Por isso, a iniciativa vem para ajudar as pessoas a identificarem a desinformação, incluindo os 43% dos brasileiros que afirmaram, nesta pesquisa, já terem enviado notícias ou mídias (como fotos ou vídeos), e só depois notaram que se tratava de informações falsas.

De forma lúdica, no “Jogo da Verdade x Fake”, o usuário navega pelo espaço desviando dos monstros espaciais – uma representação simbólica para as fakes news – e ganha pontos capturando as estrelas que representam opiniões e fatos.

O filtro “gamer” traz um compilado dos principais conteúdos de educação midiática produzidos pelo Vaza, Falsiane – uma das principais iniciativas de combate à desinformação do país – nos últimos quatro anos.

Como funciona o filtro. Disponível em realidade aumentada (AR) nos stories do Instagram e do Facebook, a tecnologia permite sobrepor elementos virtuais à realidade. Através da câmera frontal do smartphone, o filtro capta os movimentos da cabeça, mãos, corpo e até mesmo o piscar de olhos dos usuários.

O jogador utiliza estes recursos para comandar as ações da sua nave, que ao bater na Estrela da Opinião, por exemplo, traz mensagens como “alguns vídeos e textos apresentam um único lado da história”. Ao colidir com os Monstros Fake, o usuário fica sabendo que “imagens sem crédito podem ser manipuladas”.

Como encontrar o filtro:

1 – Acesse o perfil do  cursovazafalsiane no Instagram e clique no ícone de Brilho do lado do ícone de Vídeos.

2 – Após clicar no ícone de Brilho, a sua câmera do Instagram vai abrir o filtro na tela. Clique no botão Testar. Aguarde alguns instantes para que o seu celular carregue os recursos. Pronto! Agora você pode experimentar o filtro clicando na tela para dar start no jogo.

Ou acesse QR Code para jogar.

 

Visite o Instagram do Vaza, Falsiane:  cursovazafalsiane

Gostou da Matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas