Projeto Cinemão apresenta a IV Mostra Anima Cinemão

Créditos - Arquivo

Mostra exibe curtas em parceria com o Festival Anima Mundi

O projeto Cinemão, que leva longas e curtas metragens a diversos espaços públicos na cidade, realiza em parceria com o Festival Anima Mundi a IV Mostra Anima Cinemão. Nesta edição especial exibirá curtas de animação que fazem parte da mostra competitiva do Anima Mundi, de forma gratuita, em diversos pontos na cidade. O evento inicia sua jornada neste final de semana: , dia 21 de julho, sábado, em Sepetiba e dia 22, domingo, em Vargem Grande. Depois, a mostra seguirá em itinerância, percorrendo bairros da Zona Norte.

Outra novidade é que o Cinemão vem equipado com placas solares no teto e um banco de baterias para produzir menos lixo e consumir energia limpa.

Sobre o Cinemão Solar

O Cinemão é uma rede exibidora popular. É uma sala de cinema móvel. Trata-se de um carro aparelhado para exibição de filmes, equipado com projetor de alta performance, super telão inflável, sistema de som, cadeiras, pipoqueira e painéis solares que geram energia. O projeto está em atividade desde 2010 e protagoniza o maior número de intervenções cinematográficas em espaços públicos no Rio de Janeiro.

O objetivo é ocupar espaços públicos e populares promovendo ( prioritariamente) o cinema brasileiro de forma prática, gratuita e eficiente. O projeto exibe curtas e longas de todos os gêneros e atende a toda população. Também faz parte deste projeto a realização de oficinas de audiovisual para crianças e adolescentes.

A partir de acordos com distribuidores nacionais, o Cinemão funciona como uma importante janela para democratização do cinema brasileiro. Com o intuito de difundir ainda mais as realizações propostas e atuar no processo de formação de plateias para o cinema nacional, tanto a exibição dos filmes e as oficinas possuem entrada franca em todas as suas atividades.

Este ano o carro do Cinemão está estruturado com placas solares no teto e um banco de baterias para armazenar energia fotovoltaica, que é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e que pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quando a luz solar incide sobre uma célula, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, e assim gera a eletricidade que abastece o sistema de projeção.

Para Cid César Augusto a cidade ganha um símbolo tão igual a indústria audiovisual que, além de geradora de empregos, é limpa:”Nossas ações pela cidade transcendem os limites da cultura. Temos relações com diversos campos das políticas públicas e interesses da sociedade, como a segurança, educação, mobilidade urbana e meio ambiente.”

Serviço: IV Mostra Anima Cinemão:

Valor: Gratuito

Dia 21/7, sábado, às 18h

Clube Recôncavo de Sepetiba – Praia do Recôncavo, 1151. Sepetiba.

Dia 22/7, domingo, às 18h

Escola Quilombola (no Quilombo Cafundá Astrogilda)- Rua Mucuíba, Vargem Grande.

Dia 28/7, sábado, às 18h

Praça Granito (altura da Avenida Cipriano Barata, 30_. Parque Anchieta.

Dia 29/7, domingo, às 18h

Praça Rio Grande do Norte (Entre as Ruas Pernambuco e Barbacena). Engenho de Dentro.