Fiocruz promove curso de inclusão produtiva com segurança sanitária

 

Iniciativa envolve parceria entre Anvisa, Sebrae, Sub-secretaria de Vigilância do Rio, e

Conselho Comunitário de Manguinhos

release curso fiocruz
Foto: Divulgação

A Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz promoveu nesta segunda-feira, 16/05, o curso ‘Beleza e Saúde’, voltado para profissionais do ramo de beleza que moram ou trabalham nas favelas do Complexo de Manguinhos. Essa é a primeira atividade realizada pela Fiocruz em parceria com setores da vigilância sanitária e Sebrae com foco no empreendedorismo local.

O curso é composto por quatro módulos que serão organizados em quatro encontros entre Maio e Junho. Instituir processos de trabalho mais seguros para o profissional e para o cliente, estimular a rede de oferta de serviços dentro da própria comunidade, estimular o associativismo são alguns dos objetivos centrais da iniciativa.

A abordagem empregada aproxima o universo do trabalho informal, comum em periferias, das discussões sobre economia solidária e temas da saúde. São previstas orientações práticas para segurança sanitária do negócio, para formalização do trabalhador como Microempreendedor Individual (M.E.I.), noções de marketing para pequenas empresas, entre outros.

O Vice-Diretor de Vigilância Sanitária do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCqS/Fiocruz), Sérgio Luiz da Silva, é um dos idealizadores do curso. “Primeiro nós identificamos e convocamos as lideranças e empreendedores de Manguinhos através da Cooperação Social da Fiocruz, que atua em contato direto com esses atores; verificamos a existência de uma demanda, realizamos o diagnóstico, e depois de algumas reuniões junto aos parceiros chegamos nesse formato”, explicou.

As aulas serão realizadas no prédio da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), às segundas-feiras, na parte da tarde. A primeira turma é de empreendedores da favela do Amorim e conta com 30 inscritos.

Curso ‘Saúde e Beleza’

Endereço: Avenida Leopoldo Bulhões, 1.480 – Bonsucesso, Rio de Janeiro. Prédio da ENSP, sala 413.

16 de maio – Boas Práticas em Gestão e plantão para formalização e dúvidas (Sebrae)

23 de maio – Segurança sanitária em serviços e atividades de embelezamento (SubVISA RJ)

30 de maio – Associativismo (Sebrae)

06 de junho – Segurança sanitária no uso de produtos de embelezamento (INCqS/Fiocruz)

Horário: Das 13h30 às 17h.