Histórias que vem das favelas

Foto: divulgação

Projeto capacita jovens afim de levar a arte de contar histórias para dentro das casas de moradores das favelas cariocas.

contação de histórias na favela
Foto: divulgação

Rio de Janeiro (RJ) – Um grupo de jovens moradores das favelas cariocas estão sendo capacitados na arte de contar histórias. Além de receber formação específica, a trupe vai realizar apresentações nas casas de moradores e instituições de ensino fomentando a cultura em diferentes comunidades. A iniciativa é do ator, produtor cultural e contador de histórias Leandro Pedro, a mesma foi contemplada no programa Territórios Culturais – Favela Criativa, parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura do Rio com a Light.

As aulas acontecem no Morro do Turano, no Rio Comprido, zona norte do Rio. O grupo é formado por 12 jovens, com idades entre 15 e 29 anos. No curso ‘Brincar e Contar Histótias’ eles têm aulas de técnicas de contação de história e teatro. Ao total, a trupe realizará 15 apresentações criadas pelos próprios alunos e inspirados em narrativas populares, histórias das próprias comunidades e textos literários.

Com a iniciativa, Leandro Pedro quer levar sessões de histórias a diferentes comunidades como a que ele cresceu, a do Turano. O jovem ator, que sempre quis viver de teatro, chegou a desistir do sonho para seguir carreira tecnológica.  Descontente com a atuação profissional, Leandro redescobriu sua paixão ao criar, junto com sua amiga e ex-professora de literatura Andrea Ribeiro, a oficina “Brincar e Contar Histórias”. A partir de então, Leandro largou seu emprego e criou uma produtora cultural com seu nome, a Leandro’s, investindo seu tempo em trabalhos lúdicos que envolvem a contação de histórias, arte-educação e literatura.

“Meu sonho era fazer algo ligado à arte, mas eu, menino pobre e morador da favela, iria fazer arte? Como eu iria sobreviver? Sempre tive a informação errônea de que artista não ganha dinheiro, principalmente artista pobre. Hoje luto para que barreiras sociais não sejam um fator determinante para acabar com os sonhos de qualquer criança, jovem ou adulto.” lembra o ator.

As aulas acontecem às terças e quinta-feiras, das 18:30 às 20:30h, no Espaço Fazendo Arte (CECOMAV).

Local: Centro Comunitário Manoel Vitorino – Espaço Cultural Fazendo Arte
Rua Aureliano Portugal, 200 fundos – Rio Comprido
http://leandros.com.br/ Telefone:  (21) 988788837