Filmes de favela ganham mostra no Cine Manguinhos

filmesecomplexos

 

De 29 de setembro a 02 de outubro, a Mostra de Filmes Imagens e Complexos apresenta produções de moradores e coletivos de favela do Rio de Janeiro. O evento, realizado no Cine Manguinhos, é gratuito traz 30 curtas-metragens. Debates sobre audiovisual e favela também estão na programação.

A Mostra de Filmes Imagens e Complexos surge da necessidade de expandir o espaço de exibição e de reflexão das produções audiovisuais realizadas por moradores de favelas. Privilegiando as produções faveladas realizadas no Rio de Janeiro, o Coletivo Imagens e Complexos coloca na pauta de discussão os diferentes temas abordados nos filmes, refletindo o cotidiano da periferia para além da questão da violência e a sua relação com a cidade como um todo – evidenciando a perspectiva do favelado sobre as diversas temáticas que a imaginação humana consiga alcançar.

“É preciso olhar para as imagens que são produzidas nos interiores destes territórios, a fim de perceber até que ponto as experiências audiovisuais nas favelas estão trazendo novas questões sobre as cidades ou sobre os mais diversos temas da vida cotidiana; ou mesmo se são imagens que reproduzem os olhares “de fora” tão criticados pela academia”, explica a coordenadora da mostra Fabiana Melo.

Além das exibições que acontecerão durante quatro dias consecutivos, a Mostra também promoverá debates sobre audiovisual e favela, envolvendo produtores, pesquisadores e o público presente – com toda programação aberta ao público gratuitamente.

Confira a programação em http://bit.ly/ProgMostraImagenseComplexos

 

SERVIÇO:

Mostra de Filmes Imagens e Complexos

Data: 29 de setembro a 02 de outubro de 2016

Endereço: Cine Teatro Eduardo Coutinho – Cine Manguinhos (Av. Dom Helder Câmara, 1184, Benfica)