imagem-encontro

O ENCONTRO

O I Encontro Latino-Americano de Comunicação Comunitária (ELACC) é um evento realizado pela Rede de Agentes Comunitários de Comunicação / Agência de Notícias das Favelas que acontece de 06 a 09 de julho em Niterói (RJ) e promove a troca de experiências entre os fazedores de cultura e comunicação do Brasil e coletivos de países como Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e México. Estão programadas rodas de conversa, oficinas e atrações culturais em 08 espaços culturais da cidade.

O Encontro é uma atividade preparatória para o III Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária, que vai agregar comunicadores populares, gestores culturais, pesquisadores, estudantes e ativistas da democratização da comunicação no Equador durante o mês de novembro.

05 de julho (Quarta-feira)

Pré-encontro – Fundação Casa de Rui Barbosa

17h – Colóquio Latino-americanidades: Cultura Viva Comunitária e as políticas culturais na América Latina.

São Clemente, 134 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ

06 de julho (Quinta-feira)

Cine Arte UFF

14h – Exibição do Documentário:
“Eu só quero é ser feliz – uma breve história do Funk Carioca”, de André Fernandes. (2016 / 26 min) 

Sinopse: Baile de corredor, festival de galera, charme, coletânea Funk Brasil, “era só mais um silva”… Essas e outras expressões do vocabulário do funk nos anos 1990 são relembradas no documentário Eu só quero é ser feliz – uma breve história do funk carioca, que traz entrevistas com Cidinho e Doca, MC Galo, Rômulo Costa, entre outros, para relembrar os primeiros anos da explosão do gênero no Rio de Janeiro e no país.

14h30 – Abertura do I Encontro Latino-Americano de Comunicação Comunitária

Mesa de Abertura:

  • Representante da Secretaria de Estado de Cultura
  • Representante da Secretaria Municipal de Cultura / Fundação de Arte de Niterói
  • Representante do NPD / Niterói
  • Leonardo Guelman, Diretor do Centro de Artes da UFF
  • Emiliano Fuentes Firmani (Argentina) – Secretário Executivo da Unidade Técnica do programa IberCultura Viva.
  • André Fernandes (ANF)
  • Alexandre Santini (Laboratório de Políticas Culturais)
  • Leonardo Giordano – Vereador pelo PCdoB em Niterói

15h –  Debate: Experiências de Comunicação Comunitária na América Latina.

Participantes:  

Emiliano Fuentes Firmani (Argentina) – Professor e pesquisador da Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF). Secretário-executivo da Unidade Técnica do programa IberCultura Viva.

Jairo Afonso Castrillón (Colômbia) – Mediador cultural. Jornalista formado pela Universidade de Antioquia (Medellín), especialista em  Políticas Culturais de Universidade de Barcelona, mestre em Educação e doutorando na  Universidad Nacional de la Plata (Argentina).

Eduardo Balán (Argentina) – Artista, educador e comunicador popular. Coordenador do coletivo El Culebrón Timbal, de Buenos Aires. Articulador do movimento nacional Pueblo Hace Cultura na Argentina e um dos impulsionadores da Plafaforma Puente Cultura Viva Comunitária na América Latina.

Mario Rodriguez (Bolívia) – Educador, escritor, fundador da rede de comunicação popular Wayna Tambo. Articulador do “Tejido de Cultura Viva Comunitária” na Bolívia.

Isaac Penaherrera (Equador) – Rapper, ativista e militante cultural. Coordenador de Comunicação III Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária – Quito 2017

Lula Martinez Cornejo (Peru) – Gestora cultural. Licenciada em Ciências Sociais pela Universidad Nacional de San Marcos, ex-vereadora e autora da Lei de Cultura Viva Comunitária de Lima.

Milagros Lorier (Uruguai) – Comunicadora social, ativista e gestora cultural. Articuladora da Rede Nacional de Cultura Viva Comunitária do Uruguai.

André Fernandes (Brasil) – Fundador e diretor da Agência de Notícias das Favelas (ANF). Realizador do I Encontro Latino-Americano de Comunicação Comunitária

Mediação: Luiz Augusto Rodrigues – Professor Titular do IACS / UFF

18h – Encerramento.

Reserva Cultural

Cinema
18h30 – Exibição do Documentário: “Um Fantasma Vestido de Palhaço”, de Alessandra Stropp. (2015 / 22 min)
Sinopse: Rodado durante o 1º Congresso Latino-Americano Cultura Viva Comunitária na Bolívia, o curta-metragem narra o encontro de manifestações culturais e de movimentos. As entrevistas com Célio Turino, Gilberto Gil e Ivana Bentes fazem a obra superar o mero registro e se tornar um importante documento sobre as políticas públicas culturais do início do século XXI. A direção de honra é assinada por Sérgio Santeiro, Alexandre Santini e Aline Guimarães.

Livraria Blooks

19h – Lançamento do livro “Cultura Viva Comunitária – Políticas Culturais no Brasil e América Latina” , de Alexandre Santini (ANF Produções). 

Resumo: Escrita a partir da pesquisa desenvolvida no mestrado em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense pelo ex-diretor de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultural e atual diretor do Teatro Popular Oscar Niemeyer, a obra analisa parte importante da história das políticas culturais desenvolvidas no Brasil e em diversos países no séculos XX e XXI, reconstituindo também a linha do tempo da Cultura Viva Comunitária na América Latina.

Pilotis

20h30 – Abertura Festiva: Mango Mambo (Música Latina); Exposição Fotográfica

21h30 – Sarau: Corujão da Poesia Especial: “Soy Loco Por Ti America” 

Edição especial do Corujão da Poesia – Universo da Leitura em homenagem à Poesia Latino-Americana. O microfone é aberto e a entrada é franca. O Corujão da Poesia é uma iniciativa de extensão e cultura da UNIVERSO em parceria com a FAN – Fundação de Arte de Niterói, Teatro Popular Oscar Niemeyer, Reserva Cultural Niterói e Agência de Notícias da Favelas.

23h – Encerramento

07 de julho (Sexta-feira)

Solar do Jambeiro

09h às 12h – Roda de conversa: Direito à Comunicação no Brasil e na América Latina – Políticas Públicas e Democratização da Mídia

 

14h às 17h – Roda de conversa: Gênero, Diversidade e Comunidades: Comunicação para o empoderamento e combate ao preconceito e à opressão.  

Museu de Arte Popular Janete Costa

09 às 12h – Comunicação de Povos e Comunidades Tradicionais – Matrizes Africanas e Povos Indígenas

14h às 17h – Roda de conversa: Memória Histórica, Direito à verdade e Comunicação Popular na América Latina.

Maquinho / Morro do Palácio

Oficinas colaborativas (Em construção)

Exposição Fotográfica (Em construção)

14h às 17h – Roda de conversa: Experiências de Radiofusão e TVs Comunitárias na América Latina.

Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Intervenções Artísticas (Em construção)
Mostra Audiovisual Em construção)

Teatro Popular Oscar Niemeyer

19h às 00h – Sexta às Sete (Edição especial: Festival de Arte e Cultura Comunitária) 

O Sexta às Sete reúne no palco do Popular a variedade de ritmos da cultura comunitária num grande festival para celebrar o I Encontro Latino-Americano de Comunicação Comunitária. Programação completa em breve.

Ingressos: R$ 20; R$ 10 (meia)

08 de julho (Sábado)

Solar do Jambeiro

09h às 12h – Roda de conversa: Comunicação, Cultura e Direitos Humanos: a voz das favelas,  comunidades e periferias da América Latina.

14h às 17h – Roda de conversa: Rumo à Quito: III Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária

Museu de Arte Popular Janete Costa

14h às 17h – Roda de conversa: Experiências dos povos tradicionais africanos e indígenas

18h – Encerramento e Resoluções Finais do I ELAC

MACquinho / Morro do Palácio

Oficinas colaborativas (Em construção)

18h – Sarau multicultural + MACquinho ON 

A Plataforma Urbana Digital da Educação no MACquinho é uma realização da Prefeitura de Niterói através da Fundação Municipal de Educação que visa promover a inclusão social e digital das comunidades ao seu entorno. Foi pensado como um espaço educativo, cultural e de entretenimento. Durante o  Sarau Multicultural, serão oferecidas atividades na Plataforma Urbana Digital. Após o Sarau, será realizada uma edição especial para o Encontro do projeto MACquinho On, projeto da Plataforma que abre seus microfones à artistas e bandas independentes para que possam apresentar seu som e sua arte.

Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

Intervenções Artísticas (Em construção)
Mostra Audiovisual Em construção)
Exposição Fotográfica (Em construção)

09 de julho (Domingo)

Solar do Jambeiro

09 às 12h – Rodas de conversa (Em construção)

Museu de Arte Contemporânea

14h às 18h – Encerramento

Translate »