Voluntários fazem mutirão de limpeza em manguezais do litoral de Extremoz-RN

Cerca de 40 voluntários realizaram mutirão de limpeza nos manguezais da Área de Proteção Ambiental Jenipabú e na foz do Rio Cearamirim, no município de Extremoz, ,região metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte.

A ação aconteceu no último domingo, (30), em alusão ao Dia Internacional de Preservação do Ecossistema de Manguezal, celebrado em 26 de Julho, instituído pela Organização das Nações Unidas.

Entre os participantes, estavam pessoas ligadas ao Ecoposto da APA Jenipabú/IDEMA-RN, proprietários das pousadas, restaurantes, professores, balseiros e os moradores da comunidade (jovens e crianças).

Foto: Paulo Gerson

A idealização foi do Coletivo Amigos da APAJ, composta pelos funcionários da Ecoposto da APAJ – Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA-RN, pelos membros do Conselho Gestor da Unidade de Conservação, Professores e moradores das comunidades do entorno.

Para Regina Dantas, professora aposentada moradora da região, “essa ação é mais que uma coleta e sim de conscientização para que as pessoas, possam recolher seu lixo ao passar pelas praias da região. Até uma geladeira foi encontrada, e em 1 hora de coleta, estamos com sacos, somando uns 5 kg de lixo”.

Emocionado, o voluntário Diogo Moura diz que “essa atividade é para somas e unir todos os que vivem e trabalham no local. Que os balseiros, os moradores e os turistas possam olhar para esse dia e sentir força de vontade para somar. Estamos iniciando um grande projeto em defesa da APAJ e dos mangues”.

Foto: Paulo Gerson

Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) registrou que 67% dos manguezais do planeta já foram degradados pela ação humana e isso revela o terrível quadro em que nos encontramos.

O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais, está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam a outros componentes vegetais e animais.

Para o Professor Biólogo Paulo Gerson foi uma oportunidade de poder compartilhar com os parceiros do grupo, a beleza e a importância que os Manguezais apresentam para o complexo sistema natural do Planeta. “Um ambiente frágil e ao mesmo tempo resistente no qual nos conectamos com seus vários benefícios diariamente”. Diz o Professor.

Crédito: Gustavo Brendo

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas

Artigo anteriorDia Internacional de Combate ao Tráfico de Pessoas
Próximo artigo1º Encontro Literário no IFBA- Jequié-Ba
Doté Olissassì
Graduado em Pedagogia, Pós-graduado em Gestão Pública Ambiental, Roteirista, Produtor Cultural, Comunicador e Consultor de Projetos. Autoridade Tradicional (Doté) da Fraternidade de Matriz Africana S'aganmà Zùn, Povo Tradicional de Matriz Africana Jeje Mahi. Coordenador Geral do escritório da Associação Mundial Naziafah no Brasil, Coordenador Nacional de Articulação Política do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana - FONSANPOTMA, Coordenador de Comunicação da Teia Nacional Legislativa em defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, Dirigente do Núcleo Nacional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana do Partido dos Trabalhadores, Conselheiro Fiscal da Cooperativa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana - COOPTMA, membro do Movimento Negro Unificado - MNU-RN, Coordenador Estadual do Setorial de Segurança Alimentar do PT-RN, Conselheiro Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério do Meio Ambiente, Conselheiro Nacional de Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial, Consultor de Projetos da Associação Multicultural Azumatar, Consultor Pedagógico da Antropos Consultoria Socioambiental, um dos autores do Livro Negritude Potiguar e Colaborador da Agência de Notícias das Favelas - ANF.