Virgínia Cavendish participa do último jogo de leitura da exposição de Waly Salomão

Virginia Cavendish

Biblioteca Parque Estadual recebe a atriz e convidados para leitura dirigida, dia 6 de dezembro

Ambientada na Biblioteca Parque Estadual – um espaço da Secretaria de Estado de Cultura –, “A Biblioteca de Grifos de Waly Salomão” apresenta, dia 6 de dezembro, às 16h, o último jogo de leitura com mediação da filósofa Rosa Dias. A atividade conta com a participação de Virginia Cavendish, que já atuou em filmes como o “Auto da Compadecida” e “Lisbela e o Prisioneiro”, e de Zéu Britto, cantor e apresentador. Os curadores do projeto, Anna Dantes e Omar Salomão, promovem ainda um bate-papo com o público após a apresentação, no auditório Darcy Ribeiro.

A atividade conta ainda com as participações de Miguel Jost, pesquisador musical, Luiz Zerbini, fotógrafo e escultor, José Thomaz Brum, professor e tradutor, Cabelo, artista plástico e músico, e da banda Choque de Magriça. Com direção de Virgínia Cavendish e Zéu Britto, o grupo apresenta uma leitura dirigida de trechos do livro “Me segura qu’eu vou dar um troço” e outros escritos de Waly Salomão. Logo após a apresentação, Anna Dantes e Omar Salomão convidam Marta Porto, diretora de conteúdo das Bibliotecas Parque, e Vera Saboya, diretora da Biblioteca Parque Estadual, para um bate-papo com o público presente.

Exposição fica em cartaz na BPE até 14 de dezembro

Waly deixou como herança um acervo particular de oito mil títulos, muitos deles repletos de intervenções realizadas durante a leitura. São frases e composições gráficas que comentam textos de outros autores e compõem parte essencial da arte de Waly Salomão. A mostra na Biblioteca Parque Estadual conta com uma seleção desses títulos e cartazes com reproduções dos textos grifados. São anotações feitas com canetas coloridas, poemas inéditos e desenhos que conectam ideias e pensamentos, mostrando um pouco da intimidade intelectual do autor e seu olhar estético único.O visitante será, assim, capaz de se colocar no lugar de Waly Salomão e acompanhar todos os processos e catarses que marcaram seus momentos de leitura.

A exposição conta com o patrocínio do MetrôRio e o apoio do Instituto Invepar. A Biblioteca Parque Estadual fica na Av. Presidente Vargas, 1.261 – Centro – Rio de Janeiro – RJ.