Vídeos de escola francesa serão mostrados no Oi Futuro, Vidigal, Maré e Cidade de Deus

 

A partir de 9 de agosto, o público do Rio de Janeiro terá a oportunidade de conferir o atual estágio da arte audiovisual no A partir de 9 de agosto, o público do Rio de Janeiro terá a oportunidade de conferir o atual estágio da arte audiovisual no mundo, através da exposição Era uma vez…, que trará ao espaço Oi Futuro Ipanema obras produzidas na consagrada escola francesa Le Fresnoy Studio National des Arts Contemporains, dirigida pelo cineasta e escritor Alain Fleischer. Mas não apenas quem tem acesso a museus poderá ver as obras expostas: haverá projeções também em espaços culturais nas comunidades da Maré, Vidigal e Cidade de Deus.

O Oi Futuro Ipanema funcionará como uma base em que o visitante terá um mapa do Rio de Janeiro onde serão vistas as três comunidades envolvidas no evento Era uma vez…. Cada uma das localidades será mostrada nesse mural através de câmeras de vigilância, que transmitirão imagens apenas das salas expositoras. O painel virtual montado no Oi Futuro Ipanema é resultado de uma ação conjunta das duas escolas de tecnologia patrocinadas pela Oi: a Kabum e a Nave.

A exposição, realizada pela MP2 Produções, é constituída de trabalhos de disciplinas artísticas como projeção fílmica, animação, fotografia e instalações videográfica, digital, panorâmica e interativa. A ideia é mostrar o potencial multidisciplinar apenas no domínio audiovisual de Le Fresnoy já que, fundada há 14 anos sob o signo da experimentação, não seria possível fazer um retrospecto de toda a sua pluralidade. Um dos objetivos do evento é oferecer ao público uma reflexão sobre a interação da arte audiovisual com o espaço museográfico.

Além da exposição das obras, haverá um seminário com sete palestrantes brasileiros e estrangeiros, professores e artistas, entre eles, Alain Fleischer, Cezar Migliorin, Dominque Païni e Robin Rimbau. As palestras acontecerão no auditório do Oi Futuro Ipanema e serão transmitidas via web. O Seminário Internacional Cidade-Dispositivo visa a discutir o papel da cidade não apenas como cenário ou tema de obras iconográficas ou sonoras, mas como um espaço capaz de interagir e abrigar experiências artísticas fora do âmbito museográfico.

Ainda na fase preparatória da exposição, moradores das três comunidades participaram de oficinas de formação nas áreas de Curadoria, Museografia e Cenografia, onde aprenderam sobre a escola Le Fresnoy; a concepção do projeto e escolha dos locais e das obras; a prática da produção, incluindo adaptação do projeto à possibilidade espacial e viabilidade orçamentária, escolha de equipamentos, aspectos legais e controle dos gastos; projeto cenográfico, identidade visual, trabalho em equipe, segurança, produção e desprodução.

Encerrando o evento, no dia 5 de setembro será lançado o catálogo da exposição, com o conteúdo das palestras feitas durante o seminário.

Les Fresnoy

http://www.lefresnoy.net/

Le Fresnoy Studio National des Arts Contemporains é um dos mais importantes centros públicos de formação artística e audiovisual na Europa. Criado em 1997 e dirigido por Alain Fleischer, Le Fresnoy fica na cidade de Tourcoing, região de Pas de Calais, ao Norte da França. A instituição acolhe jovens do mundo inteiro e o curso, cuja duração é de dois anos, tem o objetivo de desenvolver projetos artísticos, utilizando meios técnicos altamente profissionais e sob a supervisão de teóricos, críticos e artistas como Jean-Luc Godard, Jean-Marie Straub, Danielle Huillet, Antoni Muntadas, Gary Hill, Avi Mograbi, Charles Sandison, André S. Labarthe, Bruno Dumont, entre outros.

Em 2008, Le Fresnoy e o Ministério da Cultura e da Comunicação da França organizaram a exposição Dans la nuit, des images que aconteceu no Grand Palais, em Paris. Durante 10 noites foram projetadas imagens nas paredes externas do palácio, anunciando as diversas outras instalações audiovisuais ali apresentadas.

Serviço:

Exposição audiovisual Era uma vez…

De 9 de agosto a 4 de setembro de 2011

Entrada franca – Classificação etária: livre

Oi Futuro Ipanema

Rua Visconde de Pirajá, 54, Galeria 2º Piso

De terça a domingo, das 13h às 21h

Complexo da Maré

Museu da Maré

Avenida Guilherme Maxwell, 26 – Maré

De terça a sexta, das 9h às 18h

Sábado, das 10h às 16h

Vidigal

Nós do Morro

Rua Dr. Olinto Magalhães, 54 – Vidigal

De segunda a sexta, das 9h às 22h

Sábado, das 13h às 18h

Cidade de Deus

CRJ – Centro de Referência da Juventude

Av. José de Arimatéia, lote 2 – Jacarepaguá

De segunda a sexta, das 9h às 17h

Seminário “Cidade-Dispositivo”

Auditório do Oi Futuro Ipanema, entre 15h e 17h

11/8 – Carolina Gonçalves, Maia Da-Rin e Marina Meliande (alunas brasileiras que estudaram em Le Fresnoy)

17/8 – Robin Rimbaud (performer musical) e Cezar Migliorini (professor e pesquisador do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF)

25/8 – Cláudio da Costa (Instituto de Artes da Uerj) e Dominique Païni (ensaísta e crítico de cinema)

1/8 – Vídeos Comunidades

5/9 – Alain Fleischer (fundador e diretor de Le Fresnoy)