UNE tem a primeira mulher negra e representante da Região Norte do Brasil na presidência da entidade

Bruna quer ampliar a mobilização e o debate em defesa da Amazônia, levando campanhas e ações para as universidades- Crédito: Reprodução/Jornal Opção

A UNE- União Nacional dos Estudantes, elegeu pela primeira vez em 84 anos de história, uma mulher negra para presidente, e também a primeira representante da Região Norte do Brasil a comandar a entidade.

Bruna Chaves Brelaz, 26, natural do Amazonas, é a recém-empossada presidenta da UNE. A entidade é um dos principais espaços de lutas sociais e a mais importante do movimento estudantil brasileiro.

Antes de ser presidente, Bruna tinha sido diretoria de Relações Institucionais e Tesouraria.

Ela é estudante de direito, negra e representa a UJS- União da Juventude Socialista, organização ligada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Bruna foi diretora do DCE da Universidade Estadual do Amazonas, além de presidente da União Estadual dos Estudantes do Amazonas, presidiu a UEE-AM (União Estadual dos Estudantes do Amazonas) entre 2015 e 2017.

A estudante assume a UNE em meio aos protestos pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro, os cortes na pasta de educação que ameaçam os programas de permanência e o funcionamento de universidades.

Bruna pretende ampliar a mobilização e o debate em defesa da Amazônia, levando campanhas e ações para as universidades, ações e projetos para permanência estudantil e a questão das altas taxas de evasão também estão na lista de prioridades.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas