Uma semente de leitura no Morro dos Mineiros

11138620_10206495938418383_2374293998978257596_n

 

Em 2013, moradores do Morro dos Mineiros junto com coletivos locais, deram início à construção da Biblioteca Mini Mineirinhos localizada no Largo dos Mineiros no Complexo do Alemão. A pequena biblioteca nasceu dentro da garagem cedida por um morador com o objetivo de estimular a leitura entre as crianças da favela tendo como foco principal o Largo dos Mineiros, uma localidade de difícil acessibilidade e subida íngreme, próxima à mata da Serra da Misericórdia. Durante um ano, a Biblioteca Mini Mineirinhos (nome dado pelos próprios moradores) teve como espaço de convivência um cômodo emprestado por alguém que acreditava no sonho de ver as crianças do Morro lendo e sonhando ser o que quiserem.

Desde 2014 esse espaço não existe mais, precisamos devolver o local que teria outro uso. Os livros foram guardados nas casas das mediadoras de leitura locais e por um tempo a biblioteca ficou parada, mas sempre com o desejo de reativá-la outra vez. Um novo espaço surgiu, mas precisa de uma revitalização e quem sabe a construção de uma horta comunitária local.

Nesse sábado (25), rolou uma manhã de pré-ativação da biblioteca com o objetivo de mapear o local, pensar nas possibilidades e mais uma vez se aproximar das crianças tendo a leitura como principal ponte. Teve café comunitário, contação de história com Savana Fontes, distribuição de gibi e oficina de origami com Day, oficina de fotocolagem e a performance “tia flor” com Ítala Isis, brinquedos artesanais com Evangelista Barros Barreto. Teve abraço, cócegas (muita), risada, amor e amor e amor. O projeto não tem dono, ele é dos moradores e de quem mais quiser participar. A Biblioteca Mini Mineirinhos no Complexo do Alemão é um desses lugares férteis, onde você chega com uma proposta muito simples e ela vai se multiplicando pelas diversas mãos de crianças e adultos, de tal forma que a mágica acontece. Agora desejamos levantar as paredes disso que já é.

Para qualquer tipo de colaboração, mandem um e-mail para: thamyrathamara@vozdascomunidades.com.br

A comunidade agradece sua participação!