Moradores instalam pias nas ruas de Santa Cruz em Salvador

Crédito: Ubiraci Santos. Pia Comunitária, em Santa Cruz

A campanha #UmaMãoLavaOutra promovida pela ONG Habitat para a Humanidade Brasil, que se propõe a “levar água e sabão para pessoas em situação de vulnerabilidade, arrecadou R$ 630 mil para a execução do projeto em 13 estados”. Apesar das recomendações sanitárias de lavar as mãos constantemente nesta pandemia, parte significativa de residências populares não tem água encanada, por isso instalar “lavatórios em ruas e praças para higiene pessoal é uma atitude do bem”, como disse Frank Ramos, 40 anos, morador da Santa Cruz, local onde a articulação comunitária está proporcionando instalações de pias comunitárias nas regiões mais vulneráveis do bairro.

A Habitat para a Humanidade Brasil calcula que uma pia comunitária pode ser usada por pelo menos 300 pessoas todos os dias. Com o resultado da campanha, a ONG pretende instalar 310 pias, beneficiando mais de 93 mil pessoas.

Higienização cuidadosa e frequente das mãos destrói a cápsula de gordura protetora do vírus, por essa razão deve ser utilizado produto de limpeza como álcool em gel 70%, água sanitária, desinfetante, sabão, sabonete e detergente no combate ao novo coronavírus.

Santa Cruz pertence ao aglomerado de bairros Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho que juntos somam cerca de 100 mil habitantes, em sua maioria de jovens negros com pouca opção de lazer. Além disso, às politicas públicas governamentais são escassas nas localidades citadas. E para contribuir no combate da pandenia do novo coronavírus que os moradores estão se mobilizando para instalar outras pias comunitárias.