Primeira Copa de Karatê de Contato na Vila Olímpica da Fazenda Botafogo

Principal pódium, chave 5 da competição com o campeão João Vitor Damasceno (ABKC), o vice-campeão Nauâ Oliveira (ASKS) e o terceiro lugar Caio Nascimento (ABKC)

“Lutando Por Um Futuro Melhor”

Créditos: Mano George – Medalha personalizada de participação na competição

No ultimo dia 27 de Março de 2022, foi realizada a primeira Copa da Associação Brasileira de Karatê de Contato-ABKC , pelo projeto “Lutando Por Um Futuro Melhor” na Vila Olímpica Clara Nunes, no bairro da Fazenda Botafogo na Zona Norte do Rio de Janeiro.

O evento contou com cerca de duzentas pessoas entre: atletas, professores, mestres, pais, alunos e as favelas da região. O trabalho foi iniciado com a execução do hino nacional e contou com a participação de figuras publicas partidárias ao lado do presidente da Associação Brasileira de Karatê de Contato (ABKC), mestre Junior Jeová Damasceno, conhecido por todos como Mestre Stallone.

Créditos: Mano George – Início do evento com a execução do hino nacional
Créditos: Mano George –  Celso Costa relata a importância do evento para a região (camisa preta e bermuda ao lado esquerdo)

“Hoje fizemos história, e aqui provamos em como o Shobu-Ryu (estilo de Karatê) pode agir com seriedade, honra e respeito. Uma arte que pode esbanjar técnica sim! Sendo um karatê que proporciona mais que uma boa luta e sim uma “arte das mãos vazias” que domina parte do mundo.

“Um grande viva ao karatê Shobu-Ryu! Que nossa arte cresça cada vez mais” afirma Stallone, diretor do projeto e responsável por todo o trabalho.

Créditos: Mano George – Mestre Stallone em discurso ao início do evento

Três meses de preparação e desafios

O atleta João Victor Damasceno foi o vencedor da quinta chave, uma das principais categorias da primeira Copa ABKC de Formas, João destacou que sua vitória é fruto de muita persistência, resistência e dedicação. “Primeiramente quero agradecer a Deus, agradecer ao meu mestre Stallone, ao professor Michel. Principalmente ao professor Caio e ao instrutor Everton onde treinamos juntos, estudamos os movimentos do kata e fizemos uma boa apresentação. Nossa preparação foi difícil e ao mesmo tempo prazerosa, conciliando estudo, escola, natação e treino de karatê. Fomos a São Paulo, nos preparamos durante três meses e no final sair vencedor foi gratificante, meu esforço valeu a pena” afirmou João

Ele é um dos professores e um dos filhos do mestre Stallone no projeto. Veja abaixo o resultado e a classificação da Primeira Copa ABKC de Formas do Projeto Lutando por um Futuro Melhor ao final da matéria…

Céditos: Mano George – Todos os competidores, árbitros e equipe reunidos
Créditos: Mano George – Principal pódium, quinta chave da competição com o campeão João Vitor Damasceno (ABKC), o vice-campeão Nauâ Oliveira (ASKS) e o terceiro lugar Caio Nascimento (ABKC)

Experiência marcante

Outro atleta de destaque não só na Copa ABKC de Formas, como também no Projeto Lutando por um Futuro Melhor é Pedro Veloso, ele que além de treinar é também instrutor dando aulas para crianças de até 12 anos de idade. Pedro estava afastado do karatê e viu no projeto a oportunidade não só de voltar a treinar, como também ensinar aos menores.

E a Copa ABKC só alimentou ainda mais o desejo de se manter empenhado com a arte marcial. “A experiência dessa Copa foi esclarecedora, me deu um gás pra continuar seguindo em frente, tive a oportunidade de competir com pessoas da minha idade, e isso foi bom porque me motiva a não desistir, eu já estava pensando que só eu estaria ali casado, já com uma certa idade fazendo karatê, vendo e competindo com pessoas mais experientes como eu, me deu um gás pra continuar” relatou Pedro.

Em seu depoimento, ele que conquistou o segundo lugar em uma das chaves na competição.

Créditos: Mano George – Sétima chave da competição:  2°lugar: Pedro Valério, 1°lugar: Denis de Oliveira e 3°lugar: Kaique Alves

Competidores e professores de outros bairros e outras academias também participaram da Copa deixando as suas contribuições no evento, como aconteceu com o atleta Nauã Oliveira, (vice-campeão da competição ao competir com o atleta João Victor Damasceno) e o professor Selmo Coutinho. Ambos estão juntos no karatê já há alguns anos e relataram da importância da competição na Vila Olímpica.

Créditos: Mano George – Mestres, árbitros e atletas em forma durante a execução do Hino Nacional

“Eu sou da Associação Projeto ASKS (Associação Shobukan de Karate Shotokan) a performance do campeonato foi de muito alto nível pelo que se esperava das formas do Karatê Shobu-Ryu, achei bem legal a participação de tantos atletas que se empenharam a competir, independente de estilo e performance a arte sempre será uma só. Não existe karatê melhor ou pior, mas sim aqueles que foram mais aplicados em busca do conhecimento, então isso pra mim é o mais importante o que nos deixa mais satisfeito em participar dessa competição.” afirmou Nauã.

Os campeões

Créditos: Mano George – Pódium com a principal chave da competição com o atleta Nauã Oliveira e os faixas pretas da ABKC (Projeto Lutando por um Futuro Melhor) João Vitor, Caio e Jully, momento esse que deixou o mestre Stallone muito feliz em premiar seus  atletas na competição: Caio Nascimento (2ºlugar) e seus filhos João Vitor (1ºlugar) e Jully Nascimento que recebeu a medalha de participação
Professor Selmo Coutinho (camisa azul) e Michael Damasceno (mestre de cerimônia) em destaque na abertura do evento.

Já o professor Selmo participou do evento como árbitro e destacou: “pela primeira vez o Karatê Shobu-Ryu se apresentou com esse campeonato de formas e foi muito gratificante fazer parte de tudo isso, sempre foi um sonho nosso fazer com que o nosso karatê fosse respeitado, reconhecido e levado a sério, nós estamos dando um passo muito importante pra isso.

Achei muito bacana a presença do meu professor e amigo mestre Renato, a pessoa que me iniciou dentro desse esporte, a presença do mestre Gregório, agradecer ao mestre Alex que apareceu pra prestigiar o nosso evento.

Esperamos ter um outro evento como esse, com a mesma qualidade técnica, com as mesmas surpresas agradáveis como foi o Bukay da equipe do mestre Stallone, um trabalho de muita pesquisa.

Legal que eles entenderam que o karatê não pára com a faixa preta. Descobriram isso e estão elevando a qualidade da arte marcial aqui no Rio de Janeiro, só posso dar parabéns e agradecer por ter feito parte de tudo isso.” O professor Selmo Coutinho é da Vila da Penha e dá aula na Praça Lagoa Mirim 46, no Conjunto do Quitungo.

Créditos: Mano George – Logomarca da ABKC

Conheça a Associação Brasileira de Karatê de Contato – ABKC e o Projeto Lutando por um Futuro Melhor com sede na Rua Noruega s/n, em Costa Barros, no Complexo da Pedreira, dentro da Comunidade do Lagartixa. Aulas todas as segundas e quartas das 19 às 22h. Siga as redes sociais do projeto.

Facebook: Karatê ABKC
Instagram: @abkcoficial

Créditos: Mano George – João Gabriel recebe do mestre Stallone a medalha de participação

CONFIRA AQUI O RESULTADO E A CLASSIFICAÇÃO DA PRIMEIRA COPA ABKC DE FORMAS

Chave 1:

1° Fernando Araújo

2° Kauan Adrian

3° Luiz Eduardo

Créditos: Mano George – Primeira chave da competição: (vice-campeão) Kauan Adrian, (campeão ao lado do professor Selmo) Fernando Araújo e o (terceiro lugar ao lado do mestre Stallone) Luiz Eduardo

 

Chave 2:

1° Pedro Henrique

2° Jhonata Lopes

3° Miguel Lima

Créditos: Mano George – Segunda chave da competição: (vice-campeão) Jhonata L. Damasceno, (Campeão) Pedro Henrique , (terceiro lugar) Miguel lima

Chave 3:

1° Emile Vitória

2° Rafael Ferreira

3° Nathan Gustavo

Créditos: Mano George – Terceira chave: (vice-campeão) Rafael Ferreira, (Campeã) Emile Vitória e o (terceiro lugar) Nathan Gustavo

Chave 4:

1° Bruno Ribeiro

2° Victor Cruz

3° João Pedro

Créditos: Mano George – Quarta Chave: (vice-campeão) Victor Cruz, (Campeão) Bruno Ribeiro e o (terceiro lugar) João Pedro

Chave 5:

1° João Vitor

2° Nauã Oliveira

3° Caio Nascimento

Créditos: Mano George – Principal pódium, chave 5 da competição com o (vice-campeão) Nauâ Oliveira (ASKS), (campeão) João Vitor Damasceno (ABKC), e o (terceiro lugar) Caio Nascimento (ABKC)

Chave 6:

1° Wenderson

2° Everton Victor

3° Gleyson Denner

Créditos Mano George – Da esquerda para a direita: João Vitor, Everton Victor (vice-campeão), Wenderson (campeão), professor Selmo Coutinho, Gleison Denner (terceiro lugar) e um outro mestre que participou do evento

Chave 7:

1° Denis de Oliveira

2° Pedro Valério

3° Kaique Alves

Créditos: Mano George – Mestre Stallone e a sétima chave da competição: Pedro Veloso (vice-campeão), Denis de Oliveira (campeão) e Kaique Alves (terceiro lugar)

Chave 8:

1° Allan Soares

2° Eraldo Alves

3° Leandro Frankin

Créditos: Mano George – Oitava Chave: Eraldo Alves (vice-campeão), Allan Soares(campeão) e Leandro Franklin (terceiro lugar)

 

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas

Artigo anteriorBahia: facultativo o uso da máscara em locais fechados
Próximo artigoEspetáculo ”Teatro Cego – Um Outro Olhar” tem apresentações gratuitas
Mano George
George Fernando Coelho, nascido no Rio de Janeiro em 23 de abril de 1981, conhecido popularmente por Mano George. É jornalista formado em comunicação social nas Faculdades Integradas Hélio Alonso, e passou a adquirir o perfil de "Mano" ao seu nome, após iniciar carreira musical como rapper do antigo grupo Aliados de Deus e trabalhar como locutor nas rádios das comunidades do Lagartixa, Quitanda e Pedreira, localizadas no Complexo da Pedreira, em Costa Barros, zona norte do Rio. Trabalhou como correspondente do site Viva Favela e do portal Radiotube há mais de 7 anos, além de trabalhar na empresa Graça e Paz Multimídia atuando na Rádio Graça e Paz FM como apresentador e repórter de 2003 a 2011. Foi assessor de imprensa do jogador de futebol Julio Cesar, volante do Boa Vista, pelo carioca em 2011/2012. Foi assessor de imprensa do candidato a vereador Xandinho Jogador, nas eleições 2016, além de ter sido jornalista do Sintrasef (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do RJ) 2013/2015. Foi assessor de imprensa do Superintendente da Pavuna Itagibe Cabral, no início do governo Marcelo Crivella, na Prefeitura do Rio. Hoje é correspondente da ANF, jornalista do Programa Favela Recebe pela Outro Lado Produções e assessor de imprensa do Museu do Grafite.