Tribunal Superior Eleitoral impede posse de quase 100 prefeitos

Há casos em que o TSE já negou o registro do candidato eleito e determinou nova eleição- Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Nesta sexta-feira, 1, 96 prefeitos foram impedidos de tomar posse nas suas respectivas cidades. O impedimento foi do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os prefeitos foram eleitos nas eleições de novembro.Mesmo eleitos, os prefeitos seguem impedidos de tomar posse, e as prefeituras estão sobre a responsabilidade dos presidentes das Câmaras Legislativas, provisoriamente.

Alguns casos o TSE negou o registro de candidatura dos eleitos e já determinou nova eleição. A previsão é que os novos pleitos ocorrem somente a partir de março.

Alguns prefeitos eleitos entraram com pedido de recurso e estão aguardando o parecer do TSE e provavelmente a posse aconteça, ainda sem data definida.

Entre estes, há ainda aqueles cujo destino depende de uma definição do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito da Lei da Ficha Limpa.

Nas cidades de Angélica (MS), Bom Jesus de Goiás, Pinhalzinho (SP) e Pesqueira (PE), os prefeitos eleitos tiveram seus recursos paralisados por conta de uma liminar do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que reduziu o alcance da Lei da Ficha Limpa.

Entre os prefeitos empossados, o mais jovem a tomar posse é João Campos (PSB), que assume a prefeitura do Recife com apenas 27 anos, e o mais velho é Dr. Pessoa (MDB), em Teresina, com 74 anos.