Tijuca de Paulo Barros faz desfile ‘protocolar’ sobre urbanismo

Tijucanos falaram sobre arquitetura e urbanismo e passearam pela história de grandes construções | Foto: Caio Ferraz/ANF

A Unidos da Tijuca trabalhou com um tema complexo referente a arquitetura e urbanismo no enredo “Onde nasce o sonho” assinado pelo carnavalesco Paulo Barros, que também assinou o desfile da Gaviões da Fiel, em São Paulo.

Talvez a dupla jornada de dois desfiles na ponte aérea tenha afetado a sua criatividade, já que ele se notabilizou por fazer desfiles espetaculares e mirabolantes com um que cinematográfico. No ano passado, inclusive, ele foi vice-campeão no comando da Viradouro, de Niterói, em uma apresentação que foi considerada como o ‘ressurgimento’ da escola após retorno do Grupo de Acesso.

Com a Tijuca, Barros abordou as grandes construções do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor, símbolo máximo da cidade que recebeu o título de Capital Mundial da Arquitetura pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Aproveitou a oportunidade para também criticar a falta de planejamento da cidade.

Tecnicamente, o desfile foi regular, com um samba enredo que não empolgou tanto o público. A comissão de frente pode tirar alguns décimos da escola porque algumas luzes de LED nas fantasias dos componentes não acenderam nas fantasias dos lápis dos arquitetos.

Incidente – A rainha de bateria Lexa caiu enquanto, sambava por ter escorregado na avenida.

*Fotografias: Caio Ferraz | ANF – Em caso de uso, o crédito é obrigatório