“Tia Conça”: pioneira na luta contra a Aids na Bahia

Maria Conceição Macedo, técnica de enfermagem aposentada, fundadora da Instituição Beneficente Conceição Macedo. Iniciou sua luta contra a Aids ainda quando era enfermeira, no Hospital Roberto Santos, em Salvador.

Tia Conça, carinhosamente conhecida, completou 80 anos, na última segunda-feira (19), cheia de disposição para continuar ajudando o próximo.

A sua luta em prol das pessoas vivendo com HIV teve início há 40 anos, no porão de um prostíbulo, na Rua 28, local que ela alugou para cuidar de uma travesti, que estava internada no Hospital Roberto Santos tratando da Aids.

O trabalho ganhou força e apoio de várias pessoas, e atualmente ela mantém uma creche no bairro de Nazaré, onde atende 72 crianças que vivem com HIV.

Além do atendimento às crianças, Tia Conça realiza um trabalho com as profissionais do sexo da orla de Salvador, e a população em vulnerabilidade.

Sobre a Instituição:

A Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM) – atua em Salvador desde 1989 quando sua fundadora, Maria Conceição Macedo dos Santos, alugou os primeiros quartos para alojar os pacientes portadores do vírus HIV/AIDS que tinham alta no hospital em que ela trabalhava como auxiliar de enfermagem, e lá permaneciam, por não terem para onde ir, uma vez que haviam sido rejeitados por seus familiares.

Desde então a IBCM passou a atender pessoas com o HIV/AIDS, fornecendo-lhes assistência, bem como desenvolvendo ações de prevenção e sensibilização social. Fez várias campanhas em vista de arrecadar e adquirir o necessário para prover as necessidades das pessoas atendidas.

O número de pessoas portadoras do HIV/AIDS que recorrem a IBCM em busca de apoio humano e material tem aumento a cada ano. A creche tem estrutura para atender até 86 crianças de 0 a 5 anos que convivem com o HIV.

Para dar suporte ao projeto, cerca de 27 pessoas atuam em diversas áreas: pedagoga, educadores sociais, auxiliares de educação infantil, cozinheira, serviços gerais e motorista.

A Tia Conça mora há 11 anos em um abrigo para idosos.

O gerente administrativo Alfredo Souza Dores, diz que há um termo de colaboração com a Prefeitura de Salvador, mas que ainda sim depende do apoio da sociedade para continuar com o projeto.

O local onde funciona o projeto é cedido em comodato pelo tribunal de justiça, e pode receber doações de alimentos não perecíveis, itens de higiene e limpeza.

“A comunidade pode contribuir com doações de alimentos, produtos de higiene e doação na conta bancária da instituição das seguintes maneiras:

PIX: 00.584.568/0001-05

Banco do Brasil (001)

Agência: 0904-0

Conta Corrente: 254.651-5

Bradesco

Ag: 3072-4

C/c: 69.077-5

*Caixa Econômica*

Ag: 0063

C/c: 883-2

Op: 003

INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL BENEFICENTE CONCEIÇÃO MACEDO

CNPJ sob o nº 00.584.568/0001-05,

Endereço: Rua Santa Clara do Desterro, Nº 85 – Nazaré – 40040-450 SSA-BA

Insc estadual: 072.730.898

Outras informações pelo Tel: 3450-9759,

www.ibcmaids.org.br ou @crecheibcm